Pegadas de pássaros de milhões de anos antes das aves surgirem são descobertas na África

06/12/2023 às 08:002 min de leitura

Recentes análises de fósseis de pegadas encontradas no sítio de Maphutseng, na África, deram origem a um mistério paleontológico fascinante: pegadas semelhantes as dos pássaros que datam de cerca de 210 milhões de anos atrás. O grande enigma é que os primeiros ancestrais das aves surgiram há 150 milhões de anos, ou seja, 60 milhões de anos após essas pegadas misteriosas.

Uma equipe de geólogos da Universidade da Cidade do Cabo, liderada por Miengah Abrahams e Emese Bordy, conduziu uma análise abrangente desses fósseis, desvendando a presença de dois morfotipos distintos de pegadas, sugerindo uma conexão surpreendente com as aves modernas.

Identificação de morfotipos distintos

(Fonte: Abrahams et al. / PLOS ONE)(Fonte: Abrahams et al. / PLOS ONE)

A equipe de pesquisadores identificou dois morfotipos distintos de pegadas, ambos pertencentes à categoria Trisauropodiscus. O primeiro morfotipo apresentava pés maiores, mais longos e dedos mais próximos, semelhantes a pegadas fossilizadas atribuídas ao dinossauro Anomoepus. O segundo morfotipo, por sua vez, apresentava pegadas de tamanho médio, mais largas do que altas, com dedos mais delgados, assemelhando-se surpreendentemente às pegadas de aves modernas.

Os pesquisadores levantam a hipótese de que o segundo morfotipo de pegadas pode ser atribuído aos primeiros ancestrais das aves. Essa descoberta desafia a cronologia tradicional do registro fóssil, sugerindo que características semelhantes às aves podem ter surgido em dinossauros muito antes do que se acreditava anteriormente. A morfologia convergente com os arcossauros do Mesozoico Superior sustenta a teoria de que a origem dos pés semelhantes aos de pássaros remonta a pelo menos 210 milhões de anos.

Rastros de arcossauros de três dedos

(Fonte: Abrahams et al. / PLOS ONE)(Fonte: Abrahams et al. / PLOS ONE)

A busca pela identidade do animal responsável por essas pegadas continua, mas os pesquisadores sugerem que poderia ser algum tipo de arcossauro de três dedos. Este grupo evolutivo é notável por dar origem tanto aos pássaros quanto aos crocodilos, tornando a investigação ainda mais intrigante. O mistério persiste, mas a pesquisa oferece uma visão única e detalhada de uma era pré-histórica e da evolução das aves ao longo de centenas de milhões de anos. As descobertas desafiam as narrativas tradicionais da evolução das aves, apresentando um enigma intrigante sobre os antigos habitantes dessa região.

Em meio ao mistério das pegadas fossilizadas, a recente pesquisa proporciona uma visão fascinante do passado distante, desafiando nossas noções convencionais sobre a evolução das aves. À medida que os cientistas buscam resolver o enigma do animal por trás dessas pegadas, a descoberta destaca a importância dos rastros fósseis na compreensão da diversidade antiga e das tendências evolutivas. O legado dessas pegadas misteriosas reflete como uma ponte entre o passado profundo e o presente, oferecendo uma janela única para os primórdios da vida na Terra.