Seja o primeiro a compartilhar

Tempestades solares podem afetar sinais de trânsito ferroviários

Quando se fala em problemas naturais ocorridos com trem, é comum pensarmos automaticamente em chuva. Porém, cientistas da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, alertaram o mundo para outra variante: tempestades solares.

Tempestades solares são eventos relativamente comuns, sendo que o último aconteceu na semana passada, depois que um buraco coronal no Sol passou a apontar para a Terra no dia 8 de dezembro. Há previsões de que esses eventos aumentem em 2024, o que deve causar ainda mais interferências nos sinais de trânsito ferroviário.

Interferências variadas

Sinais de trem são importantes para indicar quando há outra composição em um raio próximo. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Sinais de trem são importantes para indicar quando há outra composição em um raio próximo. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Segundo o estudo divulgado pelos cientistas e publicado na edição deste mês da revista Space Weather, as tempestades solares podem fazer com que sinais de trânsito mudem de vermelho para verde de uma hora para outra. Esses sinais são importantes para indicar se há outra composição na ferrovia naquele momento, e em caso de falha podem provocar acidentes.

Essas interferências acontecem pelo fato de que a malha ferroviária é guiada por um sistema de semáforo com apenas duas luzes, verde e vermelha. Eles ficam em cruzamentos, e alteram suas cores conforme detectam a corrente elétrica vinda dos trens. Quando uma tempestade solar acontece, esses sistemas sofrem uma pane temporária.

"Interferências nos sinais presentes nos trilhos podem acontecer quando distúrbios geomagnéticos induzem correntes elétricas nos trilhos, o que interfere nos circuitos elétricos utilizados para detectar a presença de trens", explica o time no estudo.

"Crucialmente, nossa pesquisa sugere que o espaço climático consegue alterar os sinais em qualquer direção, fazendo o sinal vermelho ficar verde e vice-versa", continua o relato dos pesquisadores.

Atrasos no sistema viário

Interferências em sinais podem causar atrasos e até mesmo acidentes entre trens. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Interferências em sinais podem causar atrasos e até mesmo acidentes entre trens. (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Com essas interferências, os possíveis acidentes não são os únicos problemas que podem acontecer no transporte com trens. A depender da intensidade da corrente, ela pode indicar a presença de um trem que não está lá e ocasionar atrasos nas viagens.

Em casos mais fortes, essas tempestades podem afetar até mesmo redes de fornecimento de energia e sistemas de comunicação.

“Também é importante ressaltar que, em caso de mau tempo espacial, a sinalização ferroviária não será o único sistema afetado”, acrescenta a equipe. “Redes de fornecimento de energia, comunicações, Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS) são todos suscetíveis, muitos dos quais também afetarão o funcionamento seguro e suave da rede ferroviária, independentemente dos inúmeros impactos em outras áreas”.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.