Seja o primeiro a compartilhar

Quais são as piores dores do mundo?

Qual foi o momento da sua vida em que você mais sentiu dor? Para muitas pessoas, nada supera a dor de um coração partido. Mas aqui estamos falando de dor física. Apesar dessa ser uma experiência subjetiva, existem alguns fatos sobre a dor que todos aceitamos como verdadeiros. Por exemplo, sabemos que ser furado por um alfinete é menos doloroso do que quebrar um osso e por aí vai.

Porém, quando o assunto é a coisa mais dolorosa do mundo, essa é uma pergunta difícil de responder. De toda forma, pesquisadores elegeram as doenças, picadas e mordidas dolorosas e as experiências corporais mais frustrantes que uma pessoa pode passar.

Doença dolorosa

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Em geral, a dor é a maneira que nosso corpo nos diz que algo está errado. Contudo, algumas doenças podem prejudicar essas informações. Um exemplo disso é a síndrome de dor regional complexa (SDRC), que é uma doença caracterizada por dor geralmente contínua ou latejante, mas sem nenhum motivo específico. Essa síndrome pode ocorrer depois que o corpo sofre algum tipo de dano, como uma cirurgia ou um ataque cardíaco.

Mesmo quando é causada por uma lesão, a SDRC é marcada pelo fato de que a dor sentida é completamente desproporcional ao que aconteceu com o corpo. Essa doença pode causar sensibilidade ao toque, inchaço e descoloração da área afetada. Por esse motivo, essa é vista como uma das doenças mais dolorosas do mundo inteiro.

Veneno mais doloroso

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Tirando as doenças de questão, existem diversas criaturas no mundo que podem nos morder, picar ou nos afligir de alguma maneira com venenos mortais. Contudo, determinar qual deles é o mais doloroso deveria ser algo incerto, uma vez que pessoas mortas não poderiam responder a questionamentos. Isso seria uma realidade se não fosse a exceção de uma pessoa incrivelmente azarada que, por acaso, foi picada por cerca de 150 coisas diferentes em sua vida.

Justin Schmidt, um entomologista especializado no estudo de abelhas assassinas, que passou basicamente toda a sua vida adulta sendo picado de várias maneiras exóticas. Segundo Schmidt, o veneno mais doloroso que sentiu na vida foi o de uma formiga-bala, um pequeno inseto que recebeu esse nome pelo fato da dor extrema de sua mordia se assemelhar a dor de ter sido baleado. 

Experiência mais dolorosa

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

O maior debate entre gêneros na humanidade é sobre o que dói mais: dar à luz ou levar um chute nos países baixos? Na grande realidade, há outra experiência humana que é vista por pesquisadores como mais dolorosa do que qualquer uma dessas duas opções.

Em entrevista ao podcast Who Cares About Men's Health?, o professor assistente de cirurgia e professor adjunto de medicina de emergência da Universidade de Utah declarou que os casos de pedras nos rins são os que mais apresentam pacientes se contorcendo de dor. Afinal, além da dor das pedras que começam a bloquear o fluxo de urina e chegam ao ureter, esse é um problema de saúde que pode causar infecções renais graves se não forem tratadas. 

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.