Quase 100 anos de veto: por que a groselha foi proibida nos EUA?

22/12/2023 às 03:002 min de leitura

Tem grandes chances de você, que está lendo este texto, já ter experimentado groselha, seja em forma de bebida (o famoso xarope) ou geleia, por exemplo. Mas, acredite, essa não é uma realidade para a maioria dos norte-americanos, já que em meados de 1911 o plantio da groselha-negra foi proibido nos Estados Unidos. No total, foram 92 anos de veto, com o cultivo sendo liberado apenas em 2003

Até o século XIX, no entanto, a realidade era completamente diferente. Havia mais de 7 mil acres reservados ao plantio da fruta, com o estado de Nova York ajudando a alavancar os números. Tudo mudou quando o fungo Cronartium ribicola ganhou força e começou a ameaçar as florestas de pinheiro com a ferrugem do pinheiro-branco, um parasita que se espalha pelos galhos, troncos e folhas.

Groselha-negra: alto consumo na Europa, desconfiança nos EUA (Fonte: GettyImages/Divulgação)Groselha-negra: alto consumo na Europa, desconfiança nos EUA (Fonte: GettyImages/Divulgação)

Para completar o seu "ciclo de vida", digamos assim, o fungo precisa infectar tanto um arbusto de groselha quanto um pinheiro. E foi aí que a indústria madeireira, que pressentiu o perigo envolvendo uma de suas matérias-primas mais importantes, acendeu o alerta, pressionando o governo a tomar uma atitude. Como resultado, o plantio da groselha e de frutas semelhantes foi proibido nos EUA. Não é de se estranhar, portanto, que haja uma série de documentos das décadas de 1920 e 1930 que descrevam todos os esforços para conter a ferrugem, incluindo estudos que visavam erradicar as plantas. 

A groselha não é mais proibida, mas...

Apesar de toda a polêmica, a groselha é amplamente consumida no restante do mundo. Na Europa, a groselha-negra se tornou um ingrediente essencial na gastronomia de várias regiões, sobretudo no Reino Unido. Inclusive, ela representa o sabor “padrão” de balas e outros doces em tons de roxo. Nos EUA, por outro lado, devido à restrição que imperou por anos, balas e bebidas roxas geralmente têm sabor de uva, o que causa espanto em muitos turistas. 

Foi a larga utilização da fruta em países europeus que motivou o fazendeiro Greg Quinn a acionar as autoridades americanas e reverter o veto em 2003. De quebra, ele contatou pesquisadores da renomada Universidade Cornell para se certificar de que as plantas poderiam ser cultivadas com segurança. Contudo, a groselha foi proibida por tanto tempo nos States que mesmo hoje muita gente ainda não saberia descrever que gosto tem. 

Benefícios da groselha-negra para a saúde

Mesmo com polêmica, fruta faz bem à saúde (Fonte: GettyImages/Divulgação)Mesmo com polêmica, fruta faz bem à saúde (Fonte: GettyImages/Divulgação)

De modo geral, a groselha-negra é uma ótima aliada do sistema imunológico. Isso porque esbanja vitamina C e propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, dando uma força e tanto para evitar o envelhecimento precoce da pele. 

Além disso, não economiza no ômega-6, ácido graxo carinhosamente conhecido como uma das “gorduras do bem”. Não à toa, favorece a saúde do coração e ajuda a controlar a pressão arterial. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: