Novas espécies de polvos são identificadas em águas profundas na Costa Rica

18/01/2024 às 10:002 min de leitura

Durante uma expedição feita de 2013, o farol de um veículo operado remotamente (ROV) cortou as águas escuras do mar profundo para explorar quase 3 quilômetros abaixo da superfície ao largo da costa do Pacífico da Costa Rica. Foi lá que o veículo teve uma visão surpreendente: um emaranhado de polvos fêmeas, enrolados numa posição defensiva para proteger seus ovos, estavam agrupados em um terreno rochoso.

A temperatura da água na região, coberta por fontes marítimas profundas e escaldantes, é de cerca de 10 °C — o que os pesquisadores suspeitavam não ser hospitaleiro para os filhotes de polvo. Em 2023, no entanto, outro ROV foi enviado em busca do berçário, revelando mais detalhes não apenas sobre esse habitat único, mas também sobre uma nova espécie de polvo conhecida por formar ninhos em torno de nascentes de águas profundas.

Revelando novas espécies

(Fonte: Schmidt Ocean Institute/Divulgação)(Fonte: Schmidt Ocean Institute/Divulgação)

Ao longo do estudo, os cientistas descobriram pelo menos quatro novas espécies de polvos na costa do Pacífico da Costa Rica. De acordo com o Schmidt Ocean Institute, as novas espécies foram avistadas em torno das fontes hidrotermais da região, repletas de vida, numa área de cerca de 160 km2.

Uma equipe internacional de investigadores encontrou os novos cefalópodes durante duas expedições aos montes submarinos no ano passado a bordo do R/V Falkor. Em junho de 2023, dois viveiros de polvos, um viveiro de raias e duas fontes hidrotermais de baixa temperatura foram descobertos pelos pesquisadores usando o ROV chamado SuBasitan.

A volta ao berçário em dezembro do ano passado confirmou que os polvos parecem estar ativos durante todo o ano. Além disso, várias outras novas espécies de polvos longe das fontes hidrotermais também foram observadas em uma área a cerca de 18 a 72 km de distância.

Características intrigantes

Embora as quatro novas espécies não tenham sido formalmente descritas, uma delas foi apelidada de polvo-Dorado, uma referência ao local onde foi descoberto: uma rocha da colina de El Dorado. Essa criatura é um tipo de Muusoctopus, um gênero que possivelmente evoluiu para se reunir para chocar seus ovos em águas mais quentes perto das fontes hidrotermais. Eles foram encontrados cerca de 2,4 km abaixo da superfície do oceano.

As espécies devem ser descritas em um futuro próximo por Janet Voight, curadora associada de zoologia de invertebrados do Museu Field de História Natural, e Fiorella Vasquez, do Museu Zoológico da Universidade da Costa Rica. Ao todo, mais de 160 espécies de animais de águas profundas foram coletados durante a expedição realizada em dezembro.

Esses animais se juntam aos 150 exemplares descobertos em junho e serão arquivados no Museu de Zoologia da Universidade da Costa Rica. Segundo os pesquisadores, esta é uma das primeiras vezes em que todos os espécimes biológicos serão armazenados no país latino-americano de onde foram adquiridos após uma expedição em alto mar, em vez de irem para a Europa ou para os Estados Unidos.