Seawise Giant: a saga do colosso dos mares

08/02/2024 às 02:002 min de leitura

Em uma era dominada por feitos de engenharia sem precedentes, o Seawise Giant emergiu como um verdadeiro colosso dos mares. Com seus impressionantes 457 metros de comprimento e uma peso brutal de mais de 260 mil toneladas, o navio não era apenas uma maravilha da engenharia naval, mas também um símbolo da audácia humana em dominar os oceanos. 

Sua jornada é uma narrativa épica, combinando inovação, desafios geopolíticos e a eterna luta contra as forças implacáveis da natureza.

O nascimento de um gigante

(Fonte: Pinterest/Reprodução)(Fonte: Pinterest/Reprodução)

A concepção do Seawise Giant remonta à década de 1980, fruto da visão de um magnata grego que encomendou sua construção à Sumitomo Heavy Industries, no Japão. Contudo, o destino inicial do projeto tomou um rumo inesperado quando o comprador original desistiu da compra, deixando o gigante sem um destino claro. 

Foi então que Tung Chao-yung, fundador da Orient Overseas Container Line de Hong Kong, avistou uma oportunidade e o adquiriu, com planos de expandir ainda mais suas já impressionantes dimensões.

Sob a direção de Tung, ele foi alongado, aumentando sua capacidade em mais de 140 mil toneladas, consolidando seu status como a maior e mais longa embarcação do mundo. Sua envergadura era tão vasta que seu raio de giro era de cerca de 3 km, e levaria aproximadamente 9 km para parar completamente a partir de sua velocidade máxima de 16,5 nós. 

Um sobrevivente dos conflitos marítimos

A trajetória do colosso foi marcada por um episódio dramático durante a Guerra Irã-Iraque. Em maio de 1988, ancorado na Ilha de Larak, no Irã, ele foi alvo de um ataque orquestrado pelas forças de Saddam Hussein. Com isso, desencadeou um incêndio catastrófico, culminando no afundamento do gigante.

(Fonte: Nils Koch - Wikipedia/Reprodução)(Fonte: Nils Koch - Wikipedia/Reprodução)

No entanto, o destino dele estava longe de ser selado. Após o término do conflito, um grupo norueguês reconheceu o valor nos destroços e resgatou o navio, rebocando-o até Cingapura para reparos extensivos.

Renascido das cinzas, ele foi reintroduzido aos mares como Happy Giant e, posteriormente, rebatizado como Jahre Viking, sob a nova propriedade do magnata norueguês Jørgen Jahre. Por mais uma década, ele navegou pelos mares, embora sua imensa estatura restringisse seu acesso a muitos portos, incluindo o Canal da Mancha, o Canal de Suez e o Canal do Panamá.

A queda de um gigante

(Fonte: Aukevisser/Reprodução)(Fonte: Aukevisser/Reprodução)

A última fase de sua vida foi como Knock Nevis, atuando como uma instalação de armazenamento estacionária para a First Olsen Tankers no campo de petróleo de Al Shaheen, no Catar. Apesar de sua contribuição inestimável para a indústria marítima, a viabilidade econômica e as regulamentações ambientais modernas tornaram sua existência insustentável. 

Eventualmente, o gigante foi vendido para desmonte, sendo meticulosamente desfeito em Gujarat, Índia, um processo que envolveu dezenas de milhares de trabalhadores e levou mais de um ano.

O Seawise Giant pode ter encontrado seu fim físico, mas seu legado como o maior navio já construído perdura. Sua âncora de 36 toneladas, agora em exibição no Museu Marítimo de Hong Kong, serve como um lembrete da grandiosidade humana e da nossa fascinação imutável pelo mar.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: