Bolsa primordial dos gatos: o que é, para que serve e como identificá-la?

31/03/2024 às 18:002 min de leituraAtualizado em 31/03/2024 às 18:00

Muitos tutores de gatos certamente já notaram a presença de uma protuberância na barriga dos felinos e ficaram preocupados em relação à saúde deles. Mas, na verdade, não há motivos para aflição, uma vez que a chamada bolsa primordial não tem relação com obesidade ou outras doenças.

Também conhecida como “pelanquinha” ou “pancinha de gato”, a estrutura é comum à espécie e não passa de uma camada extra gordura sob a pele, segundo o cardiologista veterinário da Universidade Cornell (Estados Unidos), Bruce Kornreich. Herança genética de gerações passadas, ela também pode ser encontrada em outros felinos.

A bolsa primordial fica próximo às patas traseiras do gato. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
A bolsa primordial fica próxima às patas traseiras do gato. (Fonte: Getty Images)

De modo geral, o saco primordial aparece entre seis e 12 meses, ou após a castração, tanto nos machos quanto nas fêmeas. Ele fica em uma área mais próxima às patas traseiras do bichano e pode se mostrar maior em raças como bengal, pixie-bob e bobtail japonês.

Como se parece muito com uma barriguinha mais avantajada, a bolsa primordial dos gatos pode ser de difícil identificação nos pets com sobrepeso. Uma maneira de diferenciá-la é verificar a movimentação da pelanca — caso ela balance durante os movimentos do felino, trata-se da bolsa transmitida entre gerações.

Para que serve a bolsa primordial?

A
A "pelanquinha" é herança de gerações passadas dos felinos. (Fonte: Getty Images)

A função real da bolsa na região abdominal do gato não é totalmente conhecida. Mas há algumas hipóteses para a sua existência, como a proteção dos felinos, atuando como uma barreira em ataques de predadores, protegendo órgãos vitais ou evitando cortes quando o animal corre em meio à vegetação.

Ela também pode desempenhar a função de estocar energia, lembrando que a bolsa é herança de épocas em que os gatos não eram domesticados. “Na natureza, os gatos podem passar um tempo sem tentativas bem-sucedidas de capturar presas”, disse Kornreich ao Inverse, permitindo que eles sobrevivam à falta temporária de alimentos.

O especialista destaca, ainda, que a bolsa primordial pode ser a responsável pela flexibilidade felina. A pele extra facilitaria o ato de torcer o corpo enquanto o animal pula, além de auxiliar no ganho de velocidade durante uma corrida, aumentando a elasticidade das pernas.

Ela pode ser removida?

A remoção cirúrgica da bolsa não é recomendável. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
A remoção cirúrgica da bolsa primordial não é recomendável. (Fonte: Getty Images)

Com o avançar da idade e a perda da elasticidade, a bolsa pode cair ainda mais, aumentando o volume da barriga. Gravidez, amamentação e acúmulo de líquidos também alteram a sua aparência, levando tutores a acreditar que ela precisa ser removida.

Mas, como ela não possui qualquer associação com doenças e se tratando de uma característica natural, a remoção da bolsa primordial não é recomendada pelos veterinários. De qualquer forma, os responsáveis pelo pet devem ficar atentos aos sinais de sobrepeso do bichinho, relacionados a outras causas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: