Poluição afeta a capacidade das mariposas de cheirar flores, revela estudo

01/03/2024 às 14:222 min de leituraAtualizado em 04/03/2024 às 16:27

O perfume das flores não é apenas um deleite para os humanos; é uma característica para a sobrevivência das plantas, que dependem desses sinais olfativos para atrair polinizadores. No entanto, um estudo recente publicado na revista Science revela que a poluição do ar, em particular o ozônio e os radicais nitrato, está prejudicando esse delicado equilíbrio e ameaçando a polinização noturna, essencial para a reprodução de várias espécies.

Impactos da poluição atmosférica na polinização

(Fonte: Getty Images/Reprodução) (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Pesquisadores da Universidade de Washington, liderados por Jeremy Chan, conduziram a pesquisa que avaliou a interação entre mariposas noturnas e flores de prímula. Os cientistas descobriram que o ozônio e os radicais nitrato, subprodutos comuns da exaustão de veículos e da queima de combustíveis fósseis, desativam os produtos químicos de atração presentes no perfume da flor. Isso resulta em uma redução significativa no número de mariposas visitando as flores de prímula.

O estudo não apenas identificou os impactos, mas também desvendou os mecanismos precisos envolvidos. Usando técnicas avançadas como cromatografia gasosa e espectrometria de massa, os pesquisadores identificaram os compostos olfativos específicos da prímula. Ao expor esses compostos a poluentes atmosféricos, os cientistas observaram uma degradação significativa, destacando como a poluição afeta diretamente a química essencial para atração de polinizadores.

O papel vital desses polinizadores noturnos na produção de frutos destaca a urgência de enfrentar a poluição atmosférica, uma vez que ela não apenas ameaça as mariposas, mas também compromete integralmente o equilíbrio do ecossistema. Essa minuciosa análise oferece informações cruciais sobre a interação entre os insetos e as flores, e fornece um alicerce valioso para pesquisas futuras e a implementação de medidas corretivas.

Impactos globais na polinização

(Fonte: Getty Images/Reprodução) (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Os resultados do estudo não se limitam a uma localidade específica. Eles apontam para uma preocupante conclusão global: a poluição por ozônio e nitrato pode estar prejudicando a capacidade dos polinizadores em detectar suas plantas hospedeiras em mais de 75%.

Isso representa uma ameaça substancial à biodiversidade, com implicações além da produção de frutas e sementes, afetando todo o ecossistema. A pesquisa destaca a necessidade de ações coordenadas para mitigar a poluição do ar em níveis globais.

Em meio a essa análise preocupante, resta uma fresta de esperança. O progresso nas proteções ambientais desde a década de 1980 demonstra que ações podem reduzir significativamente a poluição atmosférica.

A transição para fontes de energia mais limpas e a promoção de meios de transporte sustentáveis são passos fundamentais para preservar não apenas a qualidade do ar para os humanos, mas também para garantir que as mariposas, e outros polinizadores, possam continuar desempenhando seu papel vital no equilíbrio ecológico. Esse alerta científico destaca a responsabilidade coletiva de proteger nosso planeta e suas intricadas redes de vida.