Artes/cultura
05/08/2024 às 20:00•2 min de leituraAtualizado em 05/08/2024 às 20:00
Dor de cotovelo, a maioria das pessoas conhece, e muitos apostariam que foi motivada pela perda de um amor ou a derrota frequente do seu time. Mas vamos tratar aqui do choque no cotovelo, o que pode acontecer mesmo em uma situação em que você bate o cotovelo no balcão do boteco. e sobrevém uma pontada dolorosa e imediata sensação de formigamento pelo braço até os dedos anelar e mínimo.
Em inglês, há até um nome para esse osso: funny bone. Mas, engraçado para quem? Além disso, a pancada ocorre não em um osso, mas no nervo ulnar, um feixe de fibras nervosas que passa ao longo do braço, atrás do cotovelo, ficando às vezes exposto, podendo ser facilmente atingido.
Fundamental para a função motora fina das mãos, o nervo ulnar desce do pescoço até os dedos, transmitindo constantemente mensagens de ida e volta para o cérebro. Além de ajudar a mover os antebraços e as mãos, ele tem a função específica de registrar sensações nos dedos anelar e mínimo.
Embora seja bem protegido por estruturas ósseas e musculares quando se aproxima da mão, o nervo ulnar atravessa um canal chamado sulco ulnar, na parte interna do cotovelo, que é relativamente pouco protegida por músculos ou tecido adiposo. Como passa por trás do epicôndilo medial, que é aquela ponta de osso perto do cotovelo, o nervo fica praticado imprensado entre osso e pele.
Nesse local, mesmo uma pequena batidinha pode resultar em dor excessiva porque aí o nervo fica comprimido temporariamente entre o objeto contundente e o osso do cotovelo. Essa compressão interfere na transmissão normal dos sinais nervosos, resultando em uma sensação de choque ou formigamento que irradia pelo antebraço.
Mas a sensação de choque resultando de uma contusão no nervo ulnar não é a mesma para todas as pessoas, sendo às vezes descrita como choque elétrico, outras como um formigamento ou "agulhadas" pelo antebraço até os dedos, ou mesmo uma dor aguda, súbita e intensa. De qualquer forma, é sempre bem desconfortável.
Normalmente, depois que você atinge o nervo ulnar, a sensação de choque ou formigamento é passageira, e desaparece em poucos minutos, quando o nervo não estiver mais impactado. Porém, se a dor continuar para além desse tempo, é possível que você esteja com o seu túnel cubital inflamado, inchado ou irritado por um tipo de lesão.
Embora ambas as condições resultem em compressão ou irritação do nervo ulnar, a síndrome do túnel cubital é um diagnóstico diferenciado, que acontece quando o nervo ulnar é comprimido ao passar pelo túnel cubital. Se você estiver experimentando esse tipo de sintoma crônico, é aconselhável procurar um profissional de saúde para diagnóstico e tratamento.