
Ciência
12/06/2012 às 11:58•7 min de leitura
Fonte: Thinkstock
No Dia dos Namorados, o que não pode faltar é um jantar a dois para comemorar os bons momentos da relação e curtir a companhia do outro. Porém, se você não conseguiu reserva naquele restaurante especial, não se preocupe: com um pouco de criatividade e habilidade na cozinha, é possível surpreender o parceiro com uma refeição deliciosa.
Para ajudar aquelas que querem fugir dos estabelecimentos lotados, o TodaEla preparou algumas sugestões de cardápios com o auxílio de chefs de cozinha para ajudar você a servir um jantar especial para o seu amor.
Você também pode conferir neste artigo como escolher o vinho ideal para a ocasião ou, ainda, ler as dicas para harmonizar espumantes com os pratos nesta matéria. Confira as sugestões abaixo, prepare a lista de compras e se inspire para surpreender o parceiro.
Para os casais que apreciam a gastronomia italiana, os chefs Johnlee Justino e Ana Steinsack, da empresa de eventos e consultoria Délices de Sucre, preparam um menu completo no estilo. Para a entrada, a sugestão é a Bruschetta Pomodoro, em que a fatia de pão é acompanhada por tomate, manjericão e azeitona. A refeição principal seria composta por Supreme de frango ao limão siciliano e Papardelle com pesto de manjericão e pistache com tomates assados. Para a sobremesa, eles sugerem torta tiramisú.
Para aquelas que não sabem por onde começar a colocar as dicas em prática, basta conferir as receitas abaixo e mãos à obra!
Bruschetta de tomate com manjericão
Fonte: Thinkstock
Ingredientes:
1 pão (tipo panhoquinha) fatiado (os supermercados, em geral, fazem o corte)
6 tomates maduros mas firmes, cortados em pequenos cubos
1 ramo de manjericão limpo e cortado finamente
5 dentes de alho amassados
½ xícara de azeite extravirgem
Sal e pimenta calabresa a gosto
Queijo parmesão ralado
Modo de preparo:
Para preparar o recheio, coloque em uma tigela funda os tomates cortados, o alho amassado, o manjericão, o sal e a pimenta e regue com o azeite. Misture bem e coloque sobre os pães cortados. Caso as fatias sejam muito grandes, pode-se cortar cada uma ao meio. Tome cuidado ao colocar o recheio para que fique bem distribuído e com boa apresentação. Adicione delicadamente o queijo ralado sobre cada fatia de pão já finalizada e leve ao forno pré-aquecido, por aproximadamente 15 minutos, em temperatura média. O pão deve ter sido fatiado não muito grosso para que, depois de ir ao forno, fique um pouco torradinho. A receita rende seis porções e tem tempo de preparo estimado em 20 minutos.
Fonte: Reprodução/Tudo Gostoso
Ingredientes:
1 peito de frango cozido e desfiado
½ xícara de chá de ervilha em conserva
½ xícara de chá de milho em conserva
1 lata de molho de tomate
1 litro de leite
1 envelope de creme de cebola
1 lata de creme de leite
2 copos de requeijão
Batata-palha para cobrir
Modo de preparo:
Em uma panela, misture o frango, a ervilha, o milho e o molho de tomate. Leve ao fogo baixo por aproximadamente 5 a 10 minutos e reserve. Em outra panela, dissolva o creme de cebola no leite e leve ao fogo até iniciar a fervura. Desligue e misture o creme de leite. Em um refratário, coloque uma camada de frango e uma de creme por cima. Coloque o requeijão e leve ao forno, em temperatura de 200 °C, até gratinar. Polvilhe batata-palha em cima e sirva a seguir. Essa receita leva 40 minutos para ficar pronta e rende 12 porções.
Papardelle com espinafre, tomate e gorgonzola
Fonte: Reprodução/Tudo Gostoso
Ingredientes:
100 g de queijo gorgonzola amassado
1 pote de creme de leite fresco
1 copo de leite
1 colher de sobremesa de amido de milho
300 g de tomatinhos cortados em metades
300 g de espinafre cozido no vapor
½ colher de sobremesa de alho moído
1 xícara de café de azeite de oliva
Sal e pimenta a gosto
500 g de papardelle cozido em água e sal
Modo de preparo:
Misture o creme de leite, o queijo gorgonzola e o amido de milho dissolvido no leite, leve ao fogo até engrossar e reserve. Em uma panela, frite o alho no azeite, acrescente os tomates e aqueça, rapidamente. Em seguida, acrescente o espinafre e o macarrão cozido em água e sal. Misture bem e, por último, acrescente o molho de gorgonzola. Esse deverá ser o último prato a ser finalizado, pois ele precisa ser servido imediatamente. A receita rende seis porções e tem tempo de preparo médio de 40 minutos.
Creme:
5 gemas
150 g de açúcar
5 g de gelatina sem sabor (cerca de 1 colher de sobremesa)
300 g de cream cheese (na versão original o usado é o queijo mascarpone, difícil de trabalhar e com custo maior)
250 g de leite fresco (nata)
Calda:
200 g de açúcar
200 g de água
30 g de café instantâneo
40 mL de licor de chocolate (na receita original a calda é feita com vinho Marsala)
Montagem:
1 pacote de biscoito champanhe
Cacau em pó para polvilhar
Modo de Preparo:
Para fazer a calda, leve os ingredientes ao fogo até ferver. Deixe esfriar e leve à geladeira enquanto prepara o creme. Nessa etapa, coloque em uma panela açúcar e um pouco de água para umedecer. Leve ao fogo até atingir o ponto de bala mole (121 °C), passando um pincel molhado nas bordas da panela para que não queime. Bata as gemas e adicione aos poucos a calda, batendo até esfriar (isso serve para pasteurizar as gemas e tirar o risco de salmonela). Enquanto ainda estiver morno, coloque a gelatina hidratada com 25 mL de água (sempre use cinco vezes o peso da gelatina de água). Reserve.
Bata com uma colher o cream cheese e acrescente aos poucos o creme reservado, misturando com um fouet. Em seguida, bata o chantilly a meio ponto (faça essa etapa com um batedor, para que não passe do ponto e seja preciso jogar fora). Ele deve ficar com uma consistência que escorre do batedor com certa dificuldade. Misture ao creme.
Fonte: Reprodução/Tudo Gostoso
O próximo passo é montar a sobremesa. Você pode usar taças, um refratário ou cortadores individuais. Coloque uma camada de bolachas champanhe e, com uma colher, jogue um pouco da calda por cima. Faça uma camada de creme e outra de bolachas, calda e creme. Por fim, com o auxílio de uma peneira, salpique o cacau em pó por cima.
O rendimento da receita é de seis porções e você deverá levar aproximadamente 1 hora para prepará-la.
O chef Paulo Machado, proprietário do Instituto de Pesquisas em Alimentação com o mesmo nome, sugeriu um cardápio bem variado para quem quer preparar o próprio jantar de Dia dos Namorados.
Para entrada, ele sugere uma terrine de figo com presunto e queijo de parma. Ele explica que é bastante simples de fazer: você vai precisar do presunto, de uma seleção de legumes de sua preferência, cream cheese e figo. Para montar, faça o mesmo que uma lasanha. Monte uma camada de presunto, outra de cream cheese, outra de legumes já cozidos e assim por diante. A cobertura deve ser com os figos, para dar o toque adocicado. Vale ressaltar, no entanto, que o ideal é deixar o prato descansando por seis horas. Se você não tiver esse tempo, a outra dica dele é a sopa de abóbora com pimenta, que vai combinar perfeitamente com o frio e a ocasião.
Como prato principal, o chef sugere duas combinações: um robalo com especiarias acompanhado de arroz de jasmin (ou tailandês) com castanha de caju picada ou ainda filé mignon com molho de chocolate, com batatas gradinadas.
Nesse último, o molho de chocolate deve ser feito com a versão meio amarga do alimento, acompanhada de um refogado de cebolas e até mostarda dijon. O chocolate deve ser adicionado por último. Já as batatas devem ser raladas finas e colocadas em uma travessa com molho bechamel.
Por fim, para a sobremesa, Paulo também sugere duas opções. A primeira é uma taça chamada Chocolove, que pode ser montada misturando o sorvete preferido do casal com calda de chocolate, farofa doce e chantilly. Para deixar o doce mais atraente, finalize com uma cereja. Se a intenção é fazer algo mais elaborado, a sugestão é uma tortelete de morango.
Quem gostou do cardápio pode ainda apostar em variações dos pratos sugeridos pelo chef, conforme as receitas abaixo.
Fonte: Reprodução/Tudo Gostoso
Ingredientes:
1 xícara de chá de shitake picado e refogado
1 xícara de chá de abóbora-japonesa cozida e cortada em cubos pequenos
1 ½ xícara de chá de abobrinha cozida e cortada em cubos pequenos
2 potes de Cream Cheese Philadelphia Light (300g)
2 colheres de sopa de salsa picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 envelope de gelatina incolor sem sabor
½ xícara de chá de leite desnatado
Modo de preparo:
Em uma tigela, misture o shitake, a abóbora-japonesa, a abobrinha, o Cream Cheese Philadelphia Light, a salsa, sal e pimenta-do-reino. Hidrate a gelatina no leite e leve ao banho-maria até dissolver. Junte ao creme de legumes e passe para uma forma de bolo inglês untada. Leve à geladeira por quatro horas. Desenforme e sirva com um molho para salada. Para fazer as oito porções dessa receita, você vai levar, em média, 4 horas e 40 minutos.
Robalo assado com farofa de castanhas
Fonte: Reprodução/Tudo Gostoso
Ingredientes:
3,5 kg de robalo inteiro
100 ml azeite extravirgem
150 g castanha-de-caju
150 g castanha-do-para
40 g ervas finas
20 g de manteiga
350 g camarão médio limpo
Modo de preparo:
Tempere o peixe inteiro com alho, cebola, sal, pimenta e ervas finas e reserve. Triture as castanhas. Em seguida, refogue o camarão e depois acrescente a farofa de castanhas, temperando a gosto. Recheie o peixe com a farofa, regue com azeite e embrulhe em papel alumínio. Asse em forno médio por 55 minutos. O rendimento da receita é de quatro porções e o tempo de preparo estimado é de 1 hora e 40 minutos.
Filé mignon ao molho de mostarda
Ingredientes:
1 kg de filé mignon em bifes não muito finos
3 dentes de alho espremidos
Mostarda de dijon a gosto (mais ou menos 1 colher de sopa)
Sal e pimenta a gosto
1 cubo de caldo de legumes
1/2 xícara (café) de azeite de oliva
1/2 colher (sopa) de manteiga
2 xícaras de chá de creme de leite fresco
Modo de preparo:
Grelhe os filés na manteiga e adicione uma mistura de sal com a pimenta. Depois de grelhados, reserve. Frite o alho na manteiga com azeite até ficar transparente. Acrescente a mostarda, o caldo de legumes e o creme de leite. Acerte o sal, se necessário, e despeje sobre os filés. Sirva em seguida. Para preparar a receita, você vai precisar de uma hora, em média. Ela rende seis porções.
Fonte: Reprodução/Tudo Gostoso
Massa:
400 g de bolacha de maisena
8 colheres de margarina sem sal
Recheio:
1/2 litro de leite
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de essência de baunilha
Cobertura:
1 gelatina de morango
2 caixinhas de morango
Modo de preparo:
Massa:
Triture a bolacha no liquidificador, coloque em um recipiente e misture com a margarina, amassando bem, até ficar bom para modelar a massa. Forre com a massa uma forma de fundo removível. Também é possível usar forminhas menores, como na foto.
Recheio:Com o fogo desligado, coloque em uma panela o leite condensado, a gema e o leite (dissolva o amido de milho e um pouco de leite) e acrescente na panela, mexendo bem. Ligue o fogo e misture bem até virar um creme. Quando estiver no ponto, coloque a baunilha e mexa mais um pouco.
Cobertura:
Siga as instruções da embalagem da gelatina para fazê-la, deixe-a gelar um pouco e corte os morangos ao meio.
Montagem:
Espalhe o creme por cima da massa; em seguida, coloque os morangos e espalhe a gelatina por último, com cuidado, para não afundar. Leve à geladeira até que gelatina fique firme e sirva. A receita rende 12 porções e leva 2 horas, em média, para ficar pronta.
Fonte: Thinkstock
Depois de acertar no jantar, você também pode garantir que o seu amado acorde de bom humor no dia seguinte, estendendo as comemorações do Dia dos Namorados. Para tanto, aposte em um café na cama, que é simples de ser preparado e sempre agrada e surpreende.
O primeiro passo é fazer uma seleção de quitutes que ele goste para montar a bandeja. Vale apostar em frutas e iogurte com granola, se ele prefere um desjejum leve, ou pãezinhos, patês e doces caso a intenção seja oferecer um café da manhã digno de hotel.
Prepare a bandeja com cuidado, pois o visual deve causar surpresa. Assim, escolha uma louça bonita, coloque os pães em um pequeno cesto e bolos ou tortas em um prato adequado. No cardápio, não se esqueça de incluir geleias, requeijão, manteiga e frios, como presunto ou peito de peru. As bebidas podem varias entre café, chá, chocolate quente ou suco de frutas, dependendo da preferência dele.
Você ainda pode apostar em um pequeno e delicado arranjo de flores ou então colocar um bilhetinho para declarar o seu amor. Assim, a data especial não ficará restrita a apenas um dia, mantendo o clima romântico em alta.