9 figuras históricas que padeceram com problemas mentais
290
Compartilhamentos

9 figuras históricas que padeceram com problemas mentais

Último Vídeo

Nós aqui do Mega Curioso já falamos a respeito de alguns gênios — entre eles Machado de Assis, Beethoven, Van Gogh, Hemingway e Clarice Lispector — que foram diagnosticados com condições como depressão, esquizofrenia e transtorno bipolar, em uma matéria que você pode conferir através deste link.

Entretanto, conforme apontou John Kuroski, do site All That Is Interesting, não faltaram figuras históricas que padeceram com problemas mentais ao longo de suas vidas. Confira 9 delas — e seus possíveis diagnósticos — a seguir:

1 – Nikola Tesla

Não é segredo que Nikola Tesla era um tanto quanto excêntrico, e é de conhecimento público que ele tinha extrema dificuldade de relacionar com outras pessoas. Mas, além de dificuldades de relacionamento, existem relatos de que o gênio tinha pavor de coisas com formas arredondadas e joias, se recusava a tocar cabelos, tinha verdadeira obsessão pelo número 3 e só usava talheres que ele mesmo polia com 18 guardanapos. O diagnóstico? Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) — nível hard super mega blaster — severo.

2 – Wolfgang Amadeus Mozart

Mozart está entre os músicos mais talentosos de todos os tempos, e em seu legado estão algumas das peças musicais mais espetaculares já criadas. Mas você sabia que ele também deixou alguns textos pra lá de escatológicos? São composições, cartas e diários repletos de referências a traseiros, fezes e outras coisinhas mais. Com base nos escritos de Mozart e também nos relatos de que tinha uma porção de tiques motoros e verbais, especialistas sugeriram que possivelmente sofria com Síndrome de Tourette.

3 – Abraham Lincoln

Pessoas que conviveram com Lincoln relataram que ele sofria de períodos de tristeza profunda e que o 16º Presidente dos EUA inclusive contemplou cometer suicídio. Especialistas atuais que avaliaram as informações que existem sobre o quadro de Lincoln concluíram que ele sofria de depressão e também de ataques de ansiedade, e que as duas condições afetaram outros membros de sua família.

4 – Charles Darwin

Todo mundo sabe que Charles Darwin começou a desenvolver sua Teoria da Evolução das Espécies quando viajou a bordo do HMS Beagle às Ilhas Galápagos no século 19. O que nem todo mundo sabe é que, após retornar, o naturalista raramente saía de casa e se tornou um recluso. De acordo com alguns especialistas que avaliaram seu comportamento, Darwin sofria de agorafobia, isto é, uma condição caracterizada pelo medo de estar em lugares abertos ou em meio a uma multidão, e de Síndrome do Pânico.

5 – Michelangelo

O gênio responsável pela criação de algumas das obras de arte mais célebres do mundo — como a Estátua de Davi, a Pietà e a Capela Sistina — tinha uma mente problemática. Segundo relatos, ele tinha grandes dificuldades de se relacionar e de se comunicar com pessoas e era um homem com poucos interesses além do trabalho. Com essas informações em mãos, alguns especialistas acreditam que Michelangelo possivelmente sofria de TOC e Síndrome de Asperger, uma condição associada com uma forma de autismo.

6 – Winston Churchill

Nem todo mundo imagina que um homem tão poderoso como Winston Churchill pudesse sofrer de problemas mentais, mas a verdade é que o ilustre estadista sofreu com crises de depressão ao longo de toda a vida — tanto que ele se referia a esses períodos obscuros como seu “cão negro” — e chegou a pensar em cometer suicídio. Churchill também sofria de insônia, tinha várias manias e foi diagnosticado com Transtorno Bipolar.

7 – Isaac Newton

Newton faleceu durante a primeira metade do século 18, mas isso não impediu que inúmeros especialistas estudassem o comportamento estranho do cientista. Que comportamento? Existem relatos de que ele passava por períodos de euforia extrema, assim como de ira incontrolável — dizem que em uma ocasião ele teria tentado incendiar a própria casa com seus pais trancafiados dentro! Newton também sofria de crises de depressão e alucinações, o que levou muitos pesquisadores a sugerir que ele padecia de Transtorno Bipolar.

8 – Adolf Hitler

Bem, não é muito surpreendente encontrar Hitler em uma lista de pessoas com problemas mentais, certo? Na verdade, incontáveis diagnósticos já foram propostos para explicar as loucuras cometidas pelo líder nazista, tanto por especialistas atuais como por médicos que tiveram contato com o Fürer, e entre os possíveis transtornos atribuídos em a ele estão a esquizofrenia, o transtorno de personalidade narcisista, o transtorno de personalidade antissocial, transtorno de personalidade sadista e a Síndrome de Asperger.

9 – Joseph Stalin

E já que falamos de um líder sanguinário, por que não falar de outro? Joseph Stalin está entre os tiranos mais terríveis da História e, assim como aconteceu com Hitler, muitos especialistas tentaram diagnosticar possíveis problemas mentais que pudessem explicar seu comportamento. Entre as possibilidades sugeridas está a de que o russo sofria de narcisismo e transtorno de personalidade paranoide, possivelmente devido ao fato de ele ter crescido em um lar abusivo e com um pai alcoólatra.

***

Você sabia que o Mega Curioso também está no Instagram? Clique aqui para nos seguir e ficar por dentro de curiosidades exclusivas!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.