Quer se sair melhor nas provas? Então, medite!

09/04/2013 às 04:512 min de leitura

A meditação envolve técnicas milenares, sendo muito utilizada hoje em dia para ajudar os praticantes a lidar com o stress, a depressão e até mesmo com quadros de dor crônica. Baseada na concentração e na contemplação, ela tem como objetivo aumentar a consciência, atenção e a autodisciplina. Além disso, de acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, a meditação também pode melhorar o nosso desempenho nas provas.

Segundo o The New York Times, os pesquisadores decidiram estudar a relação entre a concentração e a divagação para determinar a maneira como esses estados influenciam o desempenho de estudantes. Assim, depois de submeter um grupo de voluntários a um programa intensivo de treinamento em técnicas de meditação, os cientistas perceberam um aumento na capacidade de memória e uma diminuição na divagação.

Além da melhora na concentração, eles também observaram que os estudantes apresentaram um melhor desempenho durantes testes de compreensão de texto, provando que as técnicas de meditação podem ajudar na capacidade de reter informações e acessá-las mais prontamente mais tarde.

“Ommmm”

Fonte da imagem: pixabay

O estudo envolveu 48 participantes, que foram divididos em dois grupos diferentes: um que participou do treinamento intensivo de meditação e o outro que seguiu uma dieta saudável e deveria manter um diário nutricional, ambos durante um período de duas semanas. Todos os participantes foram avaliados com relação à sua capacidade memória, tendência à divagação e desempenho durante provas de interpretação de texto.

Depois de duas semanas, ambos os grupos foram reavaliados, sendo que apenas os voluntários que participaram do treinamento intensivo em técnicas de meditação obtiveram uma melhora nos resultados, saltando de uma média de 460 para 520 pontos. Embora o estudo reflita apenas o desempenho de um pequeno grupo dedicado à meditação por um curto período de tempo, os resultados positivos entusiasmaram os pesquisadores.

Os cientistas acreditam que a meditação podem sim melhorar a capacidade de memória e concentração, contanto que, assim como ocorre com os exercícios físicos, seja praticada com frequência. E aí, preparado para assumir a posição de lótus, trabalhar a respiração e manter a mente livre de distrações?

Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: