Celebre os 100 anos da Teoria da Relatividade com 15 fatos sobre Einstein

25/11/2015 às 06:552 min de leitura

Para quem não sabe, hoje a publicação da Teoria Geral da Relatividade de Albert Einstein completa 100 anos. Com ela, o físico alemão provou que Isaac Newton, embora fosse brilhante e estivesse certo a respeito da maioria de suas propostas, estava errado sobre a forma como a gravidade afeta corpos muito grandes e que se encontram muito distantes.

Basicamente, Einstein propôs que objetos muito grandes fazem com que o espaço se curve — da mesma forma que uma bola de basquete faria uma rede ceder sob o seu peso —; quanto maior for esse corpo, mais pronunciada é a deformação. Assim, ele descartou a visão geral que existia da Física tradicional, que via o espaço como um simples “meio” no qual os eventos do universo ocorrem, apresentando o espaço-tempo como uma entidade dinâmica.

Einstein conseguiu conciliar a relatividade e a gravitação e descreveu a interação entre a matéria e o espaço geometricamente. As consequências de sua teoria são incríveis. Através dela é possível prever que até a luz é desviada pela gravidade, além de prenunciar fenômenos como a existência de buracos negros e ondas gravitacionais. Agora, depois de saber um pouquinho sobre a Teoria da Relatividade, que tal aprender mais sobre o gênio que a propôs?

1 – Albert Einstein não passou no primeiro exame de admissão para a universidade e teve que repetir o teste no ano seguinte.

2 – As maiores descobertas de Einstein não foram resultado de ensaios feitos em laboratório, mas sim de experimentos que o físico conduzia em sua mente.

3 – O físico era notório por ter uma péssima memória e ser incapaz de lembrar nomes, datas importantes e números de telefone.

4 – A aparência do personagem Yoda, de Star Wars, foi inspirada em Albert Einstein.

5 – Einstein não se considerava um ateu. Ele se descrevia como agnóstico, ou seja, ele pensava que a razão humana não é capaz de fundamentar a existência de Deus de forma racional. Assim, o físico acreditava que não tinha conhecimento para provar que Deus existe, mas admitia a possibilidade de sua existência.

6 – O médico que realizou a necropsia do corpo de Albert Einstein roubou o cérebro do gênio e o manteve conservado em um pote por 20 anos.

7 – Exames revelaram que o lobo parietal — que se encarrega de coordenar o equilíbrio e processar as sensações de frio, dor, calor e tato — de Einstein era 15% maior do que a média.

8 – Os olhos do físico permanecem guardados em um cofre em Nova York até hoje.

9 – O prêmio em dinheiro que Einstein recebeu quando foi contemplado com o Nobel de Física em 1921 foi parar na conta da ex-esposa do alemão como parte do acordo durante o divórcio do casal.

10 – Aliás, Einstein nunca recebeu um Prêmio Nobel pela Teoria da Relatividade, mas sim por sua descoberta da Lei do Efeito Fotoelétrico.

11 – Einstein foi convidado para se tornar presidente de Israel, mas ele gentilmente recusou a oferta.

12 – O cientista favorito de Albert Einstein era Galileu Galilei.

13 – Einstein nunca teve um carro próprio e jamais aprendeu a dirigir. Além disso, o físico detestava usar meias.

14 – Albert Einstein lutou contra o racismo nos EUA e era contra a segregação racial, se referindo a ela como uma “doença dos brancos".

15 – Horas antes de morrer, Albert Einstein ainda estava tentando provar a sua Teoria de Tudo — ou Teoria da Grande Unificação, focada em explicar em uma única estrutura teórica e matemática todos os fenômenos da Física.

Você conhece fatos curiosos a respeito da vida de Albert Einstein? Comente no Fórum do Mega Curioso

Últimas novidades em Educação

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: