Ciência
10/10/2017 às 13:13•2 min de leitura
Neste artigo, trouxemos algumas táticas que podem melhorar a sua performance nos estudos, entre elas a tática dos mapas mentais. Hoje, vamos nos aprofundar um pouco mais nessa ideia específica, que pode te ajudar – e muito – a melhorar suas notas na escola.
Normalmente, o aprendizado é feito através da oralidade ou da leitura. Ouvir ou ler as palavras é diferente de visualizar algo mais “concreto” do que apenas as letrinhas. O conceito de mapa mental sabe que toda palavra remete a vários outros conceitos que não necessariamente àquele original.
Quando você ouve “escola”, o que te vem à mente? Aula, professor, colegas, recreio, merendo, português, matemática, horário, disciplina, uniforme... O número de associações é praticamente infinito! E a gente faz isso o tempo todo de maneira instantânea. Por que não aplicarmos, então, essas associações no aprendizado?
Crie associações de ideias
Claro que essas associações existem mesmo que você não saiba: para aprender a multiplicação e a divisão, primeiro você passa por conceitos de adição e subtração. Essas associações são naturais, mas podem ser extrapoladas ao máximo na hora de estudarmos algo que ainda não sabemos nada.
A técnica principal do mapa mental é colocar o conceito principal no centro e fazer associações visuais para isso. Para começar a treinar seu cérebro, você pode fazer um mapa físico: durante o estudo, escreva no meio da página o conceito principal da matéria estuda. Depois, vá colocando informações em volta, de preferência em outras cores, conforme a importância dessas explicações.
Usando um exemplo bem esdrúxulo: vocês se lembram da apresentação de PowerPoint que a Operação Lava Jato apresentou sobre o Lula? Aquilo lá é um ótimo exercício de treinamento. O tema principal – e portanto central – é o nome do ex-presidente. Depois, em volta, os investigadores foram colocando informações secundárias que os ajudavam organizar as explicações para a imprensa.
Diagrama ajuda a organizar as ideias
Você pode aplicar algo parecido para diferentes matérias, sempre focando em algo principal e conceitos menores em volta. Nessa hora, desenhe retângulos, círculos, triângulos e cores: na hora da prova, você vai se recordar mais facilmente dessa imagem visual, sabendo que determinada informação estava no canto superior direito de seu diagrama, escrito em azul e circulado em vermelho. Ao dar uma “cara” para esses conteúdos, fica mais fácil memorizá-los.
Aos poucos, os mapas mentais vão acabar se tornando mais naturais dentro de sua cabeça e o uso de ferramentas físicas poderá ser abandonado. Seu cérebro começará a ficar treinado para estudar por associações e criará essas redes naturalmente!
Se você já fez colas, provavelmente você aplicou conceitos semelhantes de associações e mapas mentais. Quantas vezes você não se lembrou exatamente o conteúdo da cola e a localização das principais informações sem nem sequer usá-la? Transforme isso em algo maior e o resultado vai te surpreender!
Com o tempo, sua criatividade vai ampliar ainda mais os mapas mentais