Ciência
16/10/2017 às 11:43•2 min de leitura
Você já deve ter visto a Groenlândia reinar absoluta entre as maiores ilhas do planeta com seus 2,1 milhões de quilômetros quadrados, mas já se perguntou o motivo de ela ser a campeã desse ranking enquanto a Austrália tem quase 4 vezes o seu tamanho?
Por definição básica, adotamos que uma ilha é uma porção de terra cercada de água por todos os lados. A Austrália é exatamente assim, mas com 7,7 milhões de km quadrados – superior, inclusive, ao tamanho das cinco maiores ilhas do mundo reunidas! Entretanto, muita gente se esquece de outro detalhe para uma porção de terra ser considerado ilha: ser menor do que um continente.
A Austrália é o maior país da Oceania, sendo inclusive chamado de “ilha continental” ou “continente insular” – ainda que muitos especialistas evitem esses termos, já que ilha é uma coisa e continente é outra. O problema maior estaria na definição de continente, que por vezes acaba sendo subjetivo.
Imagem compara do tamanho da Groenlândia e da Austrália
Existe um fator geológico: a Austrália está em um pedacinho da Ásia estão em uma placa tectônica separada, chamada de Indoaustraliana; já a Groenlândia fica toda dentro da placa norte-americana, que inclui os países da América do Norte e algumas regiões da América Central.
Outro detalhe diz respeito à variação de espécies: na Austrália, existe uma grande porcentagem de animais e plantas que são nativos de lá, não sendo encontrados em nenhum outro canto do planeta. A Groenlândia até tem espécies únicas assim, mas são pouquíssimas! Por fim, existe o conceito antropológico: na Groenlândia, existe o povo nativo inuit, que também é encontrado em outras regiões árticas, no Canadá, nos Estados Unidos e na Rússia. Já os aborígenes australianos só vivem na terra dos cangurus.
Ainda que todos esses conceitos possam ser questionáveis quanto ao funcionamento para definir o que é um continente – Europa e Ásia dividem a mesma placa tectônica, por exemplo –, eles dão uma direção no que seria esse conceito. Dessa forma, a Austrália é vista mais como um continente do que como uma ilha, não sendo, portanto, a maior ilha do planeta.
Aborígenes australianos são nativos e exclusivos de lá