Descubra como os países ficariam distribuídos no supercontinente Pangeia
230
Compartilhamentos

Descubra como os países ficariam distribuídos no supercontinente Pangeia

Último Vídeo

Você já deve ter ouvido falar a respeito do supercontinente Pangeia, né? De acordo com a teoria da deriva continental, entre 200 e 300 milhões de anos atrás, essa imensa massa de terra acabou se fragmentando devido à movimentação das placas tectônicas que compõem a crosta terrestre, dando origem, primeiro a dois continentes conhecidos como Gondwana e Laurásia que, por sua vez, também se fragmentaram e deram origem às massas continentais que existem hoje no mundo.

Mas, e se a fragmentação do supercontinente nunca tivesse acontecido, como seria a distribuição dos países? De acordo com o pessoal do site Open Culture, um cara chamado Massimo Pietrobon resolveu imaginar como as diferentes nações ficariam posicionadas em um “continentão” único, e o resultado é esse que você pode ver no mapa a seguir:

Supercontinente Pangeia(Open Culture/Massimo Pietrobon)

*Você pode explorar uma versão em alta resolução do mapa através deste link.

Vale destacar que, caso você não tenha notado, nem todas as escalas estão corretas no mapa de Massimo — e o “cartógrafo” admitiu que elas não estão certas mesmo, já que a intenção era mais de ilustrar do que criar uma representação correta de uma Pangeia moderna.

Seja como for, a distribuição proposta por Massimo vale para que a gente tenha uma noção de como seria e também como exercício para que a gente imagine como a nossa civilização poderia ter evoluído se o supercontinente jamais tivesse se rompido.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.