4 coisas que a Previdência faz além da aposentadoria

09/07/2019 às 12:001 min de leitura

Post patrocinado

A Previdência Social não está relacionada apenas com o pagamento da aposentadoria aos trabalhadores: existem outros benefícios que são assegurados por ela, tornando-a ainda mais importante na vida das pessoas. Confira alguns recursos oferecidos pela Previdência, além da aposentadoria.

1. Salário-maternidade

Auxílio dado às mulheres que se afastam de suas atividades profissionais por motivo de nascimento de filho, aborto não criminoso, adoção ou guarda judicial para fins de adoção. Tem duração de 120 dias. Nos casos de abortos espontâneos ou previstos em lei, o benefício dura 14 dias.

2. Auxílio-doença

Benefício que o trabalhador recebe quando fica incapacitado de realizar sua atividade profissional em consequência de doença ou acidente por período superior a 15 dias. A pessoa precisa passar por uma perícia médica e receberá o auxílio enquanto estiver afastada.

3. Auxílio-reclusão

Pagamento devido aos dependentes de presos em regime fechado, durante o período de detenção. O segurado não pode estar recebendo salário nem outro tipo de benefício. Além disso, seu último salário não pode ter sido maior que R$ 1.364,43 (teto em vigor desde janeiro de 2019).

4. Pensão por falecimento

Quando um trabalhador segurado ou aposentado morre, seus dependentes podem passar a receber uma pensão. O período pelo qual a pessoa receberá esse auxílio varia conforme a sua idade na data do óbito do segurado.

......

Considerando que a população brasileira, em 2050, terá mais avós do que netos, a Nova Previdência tenta garantir que todos possam receber os benefícios no futuro. Mas as alíquotas de contribuição para quem recebe menos serão iguais às de quem recebe mais? Não! Quem ganha menos pagará menos e quem ganha mais pagará mais.

Outra informação importante sobre a Nova Previdência é que todas as classes trabalhadoras participarão. Militares, servidores públicos, colaboradores da iniciativa privada e até políticos. E, para quem já se aposentou, nada mudará.  Não fique com dúvidas, acesse o site brasil.gov.br/novaprevidencia e confira todos os detalhes sobre a Nova Previdência.

Publieditorial patrocinado pela Secretaria Especial de Comunicação Social do Governo Federal.

Fonte
Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: