Crianças aprendem idiomas mais rápido que adultos?

09/12/2019 às 10:002 min de leitura

É possível que você alguma vez já tenha ouvido alguém dizer que está velho para aprender um novo idioma, ou até mesmo que deveria ter aprendido um idioma quando era criança, porque naquela época seria mais fácil. Porém, alguns estudos recentes indicam que os adultos realmente aprendem línguas mais rapidamente e, de certa forma, mais facilmente do que as crianças.

Fato é que, para aprender um novo idioma, é necessário vários anos de estudo e maturidade para compreender as nuances e especificidades de cada idioma. A doutora em linguística, Dra. Karen Lichtman alertou que "as pessoas pensam que as crianças são rápidas em aprender idiomas. Elas não são rápidas, elas são lentas". Sobre este fato, o estudo da Universidade de Haifa, em Israel, foi mais conclusivo.

Adultos aprendem idiomas mais rápido que crianças

(Fonte: GT Satellites/Reprodução)

O estudo foi realizado em Haifa pelos linguistas Sara Ferman e Avi Karni e concluiu que as crianças não possuem tantas habilidades para aprender um novo idioma quanto os adultos. Para chegar às conclusões, os pesquisadores analisaram como adultos e crianças se sairiam em testes de aprendizado implícito de uma língua em um ambiente controlado.

No estudo, eles criaram uma regra em que os verbos em uma frase seriam pronunciados de maneira diferente, dependendo de qual fosse seu sentido, sendo que, em nenhum momento isso foi explicitado. Os participantes simplesmente ouviram o idioma falado com essa regra e depois foram solicitados a falar o verbo correto.

Para validar as informações, foram divididos grupos de oito e 12 anos, bem como adultos de diferentes idades. E o resultado encontrado pelos pesquisadores foi de que os adultos conseguiram absorver melhor que as crianças as regras ensinadas sobre o novo idioma.

O teste foi realizado novamente dois meses depois e os adultos novamente se saíram melhor que as crianças de 12 anos. Já essas, por sua vez, se saíram melhor que as crianças de oito anos.

Embora o senso comum seja de que iniciar crianças o mais jovens possível em um segundo idioma é a maneira mais rápida e fácil de aprender uma nova língua, os estudos comprovaram que esta pode não ser a melhor época para aprender um idioma novo.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: