10 benefícios de aprender um novo idioma

17/03/2021 às 11:002 min de leitura

Muitas pessoas sonham em aprender vários idiomas e aumentar seus conhecimentos linguísticos, o que é ótimo. Porém, mais do que isso, uma nova língua pode te proporcionar outros benefícios práticos. Confira 10 deles:

1. Melhora as funcionalidades cognitivas

Quando aprendemos um novo idioma, estamos treinando o cérebro e ativando centros de linguagem, o que estimula nossa capacidade cerebral. Por conta desses estímulos, beneficiamos as funcionalidades cognitivas e, com isso, é possível até mesmo prevenir ou retardar o aparecimento de doenças como o Alzheimer e a demência.

2. Aperfeiçoa a capacidade de multitarefas

Ao treinar o cérebro, também conseguimos aperfeiçoar a nossa capacidade de multitarefas. Ou seja, podemos trocar de atividade mais facilmente e nos adaptar a diferentes circunstâncias. Além disso, também ajuda na concentração!

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

3. Melhora a atenção

Algumas pesquisam apontam que pessoas bilíngues apresentam maior controle da atenção e, devido aos estímulos cerebrais, driblam as distrações com mais facilidade.

4. Desenvolve as habilidades de escuta

Para aprender um novo idioma, ter uma boa habilidade de escuta é bem importante, pois vai ajudar a diferenciar sons e pronúncias. Assim, a audição fica mais sensível!

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

5. Ajuda na memória

A memória também é bastante estimulada quando aprendemos um novo idioma, então, esse processo pode melhorar essa capacidade do cérebro.

6. Aumenta a criatividade

Estruturar frases e usar um vocabulário diferente pode ser uma excelente forma de aumentar a criatividade, estimulando o cérebro a buscar por novos recursos.

7. Colabora com a autoconfiança e tomada de decisões

Alguns estudos indicam que aprender um novo idioma melhora a autoconfiança, o que colabora com o bem-estar, equilíbrio emocional e facilita a tomada de decisões.

8. Facilita aprender outros idiomas

Pode parecer óbvio, mas aprender um novo idioma pode também tornar mais fácil o aprendizado de outras línguas. Claro que cada uma conta com suas particularidades, mas o processo em si deve ficar mais fácil!

9. Melhora a disciplina

Aprender uma nova língua é desafiador e requer concentração. Por isso, esse processo de aprendizado também pode melhorar a sua disciplina.

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

10. Permite conhecer novas culturas

Conhecer uma nova cultura é muito importante para o crescimento pessoal. Então, aprender um novo idioma também pode te proporcionar esse novo contato com uma atmosfera cultural diferente!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: