Quantas horas um leão dorme por dia?

28/05/2022 às 12:002 min de leitura

Tal como ocorre com os seres humanos, o sono desempenha um importante papel para a saúde geral dos animais. Sem dúvidas, existem espécies que precisam de muito pouco sono para viverem bem, contudo, a ciência ainda não encontrou um animal que não precise dormir.

As fragatas migratórias, por exemplo, podem dormir cerca de uma hora por dia, enquanto voam ou deslizam no ar por até 10 dias. A medusa, que não tem cérebro, também apresenta uma rotina parecida, pulsando e virando a cabeça para baixo como se descansasse. 

Mas e o rei da selva? É conhecido que esses gigantes têm hábitos muito específicos longos períodos de sono. Então, quantas horas um leão dorme por dia? Vamos te contar!

O sono dos leões

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

É um pouco difícil medir com exatidão o quanto um leão dorme, assim como são os seus padrões de sono. Por outro lado, já sabemos que os machos costumam dormir ou descansar por até 20 horas por dia. Enquanto as fêmeas, por até 18 horas, sendo menos tempo porque são as responsáveis pelo cuidado dos filhotes.

Em um primeiro momento pode parecer muita coisa, mas existem alguns fatores que nos ajudam a entender porque os leões precisam de tantas horas de descanso diárias:

  • São carnívoros: esses animais costumam dormir mais que animais herbívoros ou onívoros. Isso porque os herbívoros são mais vulneráveis, logo precisam estar mais alertas e passar mais tempo acordados. Além disso, animais que comem plantas necessitam se alimentar mais vezes ao dia, reduzindo o tempo de descanso.
  • Conservar energia: dormir por muitas horas também é uma estratégia dos leões para a conservação de energia. Esses animais não possuem muitas glândulas sudoríparas. Aliás, esse é outro motivo pelo qual preferem caçar à noite, já que a temperatura tende a ser mais baixa.

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Para encerrar, o cinema muitas vezes coloca as cavernas e grutas como as "casas" dos leões, isto é, onde passam a maior parte de suas vidas. No entanto, isso não é bem verdade. Esses animais tendem a viver em extensos territórios abertos.

As cavernas são mais usadas pelas fêmeas, especialmente quando estão próximas de uma fonte de água. Elas fazem isso porque tais lugares fornecem uma proteção adicional tanto para ela e para os filhotes em seus primeiros meses de vida.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: