5 vegetais conhecidos que você não sabia serem flores

14/08/2022 às 09:002 min de leitura

Vegetais são importantes para nossa saúde, pois são fontes de proteínas, vitaminas e outros nutrientes. Acontece que nem tudo que comemos são o que imaginamos ser. Alguns deles são considerados, tecnicamente, flores.

Estamos falando de vegetais cujas partes (folhas, caules, flores e/ou raízes) são parcial ou completamente comestíveis — importante frisar que o termo "vegetal", aqui, não tem fundamento científico, mas sim gastronômico. Conheça as flores que você come e não sabia.

Leia também: O guia definitivo das frutas de cada estação

1. Brócolis

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

O Brócolis é conhecido pela cor verde vibrante, pelo sabor e farto uso na gastronomia. Além disso, possui ação antioxidante capaz de fazer nosso organismo eliminar toxinas e combater os radicais livres. Ou seja, além de delicioso, o brócolis te ajuda a ter uma saúde melhor.

Esta flor que chamamos de vegetal é rica em magnésio e cálcio, ou seja, é grande aliada para que você consiga regular a pressão arterial e mantenha seu coração batendo de forma saudável.

2. Alcachofra

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Outro vegetal que na realidade é uma flor é a alcachofra. No Brasil, ela não é um alimento tão tradicional e é mais associado à alta gastronomia. Porém, em países como Itália, Espanha, Argélia, Argentina e Egito, as alcachofras são muito consumidas, especialmente cozidas no vapor.

A alcachofra é uma flor espinhosa e muito resistente que se desenvolve primordialmente no outono. Se encontrá-la no supermercado e decidir experimentar, fique sabendo que é um excelente acompanhamento para massas.

3. Couve-flor

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

A couve-flor é outra flor/vegetal muito consumida no Brasil. Parente do brócolis, ela é um alimento muito rico em fibras e, por ser pouco calórica, é uma ótima opção para quem precisa cuidar da flora intestinal. Assim como sua prima verde, é rica em vitaminas C e do complexo B.

Enquanto a primeira é um antioxidante potente na limpeza de toxinas do corpo, as outras são excelentes aliadas no cuidado do sistema nervoso. Além todas estas características excelentes, a couve-flor, ainda por cima, é um ótimo anti-inflamatório natural.

4. Flor de Abobrinha

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Quem não sabe, a abobrinha é uma planta nativa da América Central. Ela pode até não ser o primeiro alimento que passe pela sua cabeça, mas saiba que este vegetal possui uma flor comestível muito nutritiva. Em especial por compartilhar característica com a abobrinha.

Rica em ácido fólico, vitamina A, cálcio e fósforo, elas são um alimento muito delicado, exigindo que seu consumo seja feito muito próximo à sua colheita. Esta pode ser a razão para sua dificuldade de ser encontrada em grandes centros.

Ela é indicada no combate a problemas de visão e para auxiliar o sistema imunológico na formação de glóbulos brancos no sangue. Super versátil, elas podem ser consumidas cruas, cozidas, empanadas, em omeletes, sopas e risotos.

5. Flor de Abóbora

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Flores de abóbora não são comuns na mesa dos brasileiros, mas na Europa, em especial na Inglaterra e na Itália, são uma iguaria tradicional: as flores de courgette. As formas mais comuns de consumi-la são recheadas, empanadas ou em sopa.

Quem já consumiu afirma que elas possuem um sabor bastante sutil, lembrando bastante o vegetal de que faziam parte. No México, outro país que faz uso extenso da iguaria, as flores de abóbora são usadas em sopas e, de modo particular, como recheio para quesadillas.

Vale ressaltar que é um alimento rico em cálcio, fósforo, vitaminas A, C e B1 e B2. Como é rica em fibras e água, são aliadas no fortalecimento da flora intestinal, combatendo a constipação e prevenindo o câncer colorretal.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: