Como os animais marinhos dormem?

16/10/2022 às 12:002 min de leitura

Dormir é uma das atividades que evolutivamente surgiu para que o corpo pudesse lidar com o consumo de energia. Além disso, o sono também é fundamental para o controle hormonal, para o aprendizado e tantas outras funções.

Porém, nem todos os animais dormem da mesma maneira. Enquanto alguns podem passar mais de 20 horas dormindo, outros têm pequenos períodos de sono espalhados ao longo do dia. Existem algumas espécies que não chegam a dormir, apenas descansam, enquanto outras conseguem dormir com apenas metade do cérebro.

E como ficam os animais marinhos? Abaixo apresentamos cinco diferentes comportamentos de sono encontrados na natureza desses animais.

1. Golfinhos

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

A maioria dos cetáceos não consegue ficar mais de 30 minutos sem respirar. Enquanto grandes baleias e cachalotes costumam passar mais tempo embaixo da água, os mergulhos de golfinhos e orcas oscilam entre 10 e 15 minutos. Para evitar acidentes, esses animais desenvolveram o sono unihemisférico, no qual apenas metade do cérebro dorme de cada vez. 

Isso permite que eles possam voltar à superfície para respirar, mas também se mostrou uma importante estratégia de sobrevivência. Estudos já demonstraram que cetáceos tem uma diminuição da atividade cerebral durante o sono unihemisférico. Com metade do cérebro descansando, esses animais consomem menos oxigênio e suas atividades no geral são reduzidas. Porém, ter a outra metade do cérebro ativa, permite que eles continuem atentos a predadores. 

2. Tubarões

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Os tubarões, assim como a maioria dos peixes, não dormem como outros animais. Eles são capazes de descansar, mas seus corpos não entram em um estado de suspensão da consciência. O que eles fazem é apenas ir para o fundo do mar, onde eles podem passar alguns minutos parados. Mas por muito tempo acreditou-se que nem isso eles eram capazes de fazer. 

Os tubarões precisam se mover praticamente o tempo todo para manter a água passando por suas guelras para poderem respirar. Porém, mesmo assim, eles conseguem parar de nadar por um curto período para descansar. Algumas espécies possuem ainda uma estrutura chamada espiráculo. Ela força a água através das guelras do tubarão, para que o animal possa ficar parado enquanto descansa.

3. Morsas

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

As morsas costumam dormir em terra. Mesmo passando uma boa parte do tempo na água, é fora dela que esses animais realizam a maioria das suas atividades. Porém, em alguns casos, elas podem optar por dormir na água, uma vez que elas passam muito tempo dormindo. A solução para conseguir fazer isso de maneira segura foi prender suas presas em blocos de gelo, o que lhes permite ficar boiando na água sem o risco de se afogar.

4. Peixes-boi

(Fonte: Unsplash)(Fonte: Unsplash)

Assim como acontece com os cetáceos, os peixes-boi também utilizam o sono unihemisférico para dormir. A diferença é que esses animais costumam diminuir ainda mais suas atividades e normalmente ficam parados no fundo de mares ou rios. Eles também são capazes de cobrir totalmente os buracos dos focinhos, impedindo que a água entre. Durante o sono unihemisférico, eles sobem em intervalos de até 20 minutos para respirar.

5. Tartarugas

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

As tartarugas marinhas são os animais que conseguem ficar sem respirar por mais tempo. Há registros de tartarugas que passam mais de 10 horas embaixo da água, antes de subir para a superfície respirar. Como são animais de sangue frio, elas não gastam energia do próprio corpo para se manter aquecidas. Normalmente, elas costumam dormir em locais rasos e durante o dia, para o que Sol mantenha sua temperatura alta. 

Porém, em alguns casos, as tartarugas podem realizar mergulhos mais profundos para se alimentar, fugir de predadores ou para dormir também. Há ainda algumas espécies de tartarugas que conseguem boiar na superfície enquanto dormem.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: