Quem é Rishi Sunak, o novo primeiro-ministro do Reino Unido?

27/10/2022 às 13:002 min de leitura

Eleito pelo parlamento como primeiro-ministro, Rishi Sunak assumiu o posto no último dia 25, após a renúncia de Liz Truss. A ex-premiê ocupou o cargo por 45 dias e perdeu sua base de apoio após o anúncio de um plano econômico tido como polêmico e maléfico para a condução do país.

Nascido em 1980 na cidade de Southampton, Rishi é filho de imigrantes indianos. Sua trajetória política contou com uma rápida ascensão, tendo ele sido eleito para deputado em 2015, e nomeado ministro da Economia sob a gestão de Boris Johnson. A sua renúncia, inclusive, ocorreu pouco antes de Johnson, então primeiro-ministro, entregar o posto em julho desse ano.

De perfil conservador, espera-se que Rishi consiga estabelecer um tom mais conciliador com a base do governo. (Fonte: Dan Kitwood/Getty Images)De perfil conservador, espera-se que Rishi consiga estabelecer um tom mais conciliador com a base do governo. (Fonte: Dan Kitwood/Getty Images)

Rishi também havia disputado a última eleição para o cargo contra Liz Truss, tendo sido um de seus críticos durante seu breve mandato. Nesta nova tentativa, o apoio a seu nome ocorreu de forma mais expressiva, tendo obtido o incentivo mesmo entre os parlamentares que outrora estavam ao lado de Boris Johnson.

E se os holofotes estão sobre ele, não é apenas devido às altas expectativas que costumeiramente recaem para quem assume o cargo de grandes responsabilidades, mas também porque Rishi Sunak figura entre um dos nomes mais ricos da Grã-Bretanha. Com uma fortuna avaliada em 730 milhões de libras, valor superior até mesmo ao do patrimônio do Rei Charles III, avaliada em torno dos 300 milhões de libras.

Um cenário desafiador

A inflação no Reino Unido alcançou os 10%, ficando acima do previsto e elevando o descontentamento da população. (Fonte: Unsplash)A inflação no Reino Unido alcançou os 10%, ficando acima do previsto e elevando o descontentamento da população. (Fonte: Unsplash)

Desde o Brexit, o Reino Unido se vê numa situação delicada em meio a uma indefinição que atingiu a maiores proporções com a pandemia de covid-19 e, mais adiante, com o cenário econômico desfavorável internacionalmente que se encaminha para uma nova recessão econômica na Europa.

Por outro lado, o país também enfrenta uma inflação que está quatro vezes acima do previsto, na casa dos 10%, e a falta de políticas mais austeras não tem sido vista com bons olhos pelo mercado. Conservador, espera-se que Rishi adote um tom mais moderado que sua antecessora e consiga, ao mesmo tempo, estabelecer um diálogo conciliador para obter avanços em seu governo.

Com uma maior previsibilidade econômica, a turbulência presente no país que culminou com a troca de três líderes do partido conservador pode dar uma trégua em meio aos ajustes realizados, contribuindo para que o Reino Unido volte a retomar um patamar de maior crescimento futuramente. No entanto, é certo que com a conjuntura desfavorável, e com o andamento da guerra entre Rússia e Ucrânia, que compromete a oferta de energia a nível global, isso torne a tarefa um desafio ainda maior.


Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: