Esportes
04/06/2024 às 20:00•3 min de leituraAtualizado em 19/06/2024 às 11:58
Esportes são incríveis e megacuriosos e esta é uma série de matérias do Mega Curioso que conta histórias sensacionais sobre as mais diversas práticas esportivas, do popular futebol, passando por esportes históricos, até os mais desconhecidos da atualidade. Confira no fim desta matéria outras histórias incríveis sobre esportes curiosos!
***
Muita gente ficou impressionada quando o nadador americano Michael Phelps, então com 31 anos, conquistou suas 20ª e 21ª medalhas de ouro nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Sua idade seria muito avançada para o feito que conquistou, segundo algumas análises de especialistas em natação.
Acontece que os parâmetros etários para os jogos já foram bastante alterados ao longo do tempo. Só para se ter uma ideia, nessas mesmas Olimpíadas, conquistaram medalhas atletas como a ginasta Oksana Chusovitina, do Uzbequistão, com 41 anos; Jo Pavey, da equipe de atletismo da Grã-Bretanha, com 42 anos; e a atleta equestre Mary Hanna, da Austrália, com 61 anos. Mas outros competidores do passado também já haviam concretizado feitos incríveis.
O atleta olímpico a competir com mais idade nas Olimpíadas foi Oscar Swahn, da Suécia. O atirador já tinha 60 anos quando ganhou sua primeira medalha de ouro, em 1908, após vencer a prova de corrida de cervos com tiro único. No dia seguinte, ganhou mais um ouro e um bronze.
Após a Primeira Guerra Mundial, Swahn retornou aos Jogos Olímpicos com 72 anos completos. Isso o tornou o atleta olímpico mais velho a entrar em uma competição desse nível. Dessa vez, o atirador levou a medalha de prata pela prova de tiro duplo por equipe.
O cavaleiro de adestramento austríaco Arthur von Pongrácz participou dos Jogos Olímpicos de Paris em 1924, Amsterdã em 1928 e Berlim em 1936. Nesta última Olimpíada, ele tinha 72 anos, mas era alguns meses mais novo que o sueco Oscar Swahn.
Von Pongrácz também teve participações olímpicas em provas de salto, e chegou a cravar o recorde austríaco de salto em altura entre 1913 e 1936. Ele era um militar de carreira e acabou sendo morto em 1942, ao lutar na Segunda Guerra Mundial.
Em 2012, o competidor olímpico mais velho nos jogos de Londres foi o ginete japonês Hiroshi Hoketsu, com 71 anos. Hiroshi começou sua trajetória no hipismo olímpico em 1964, com 23 anos, e participou de 3 Jogos Olímpicos representando o Japão.
Em 1988, foi classificado para as Olimpíadas de Seul, mas acabou não competindo por causa de uma lesão com o seu cavalo. Vinte anos depois, ele retornou para a competição em Pequim, em 2008, ao lado de seu cavalo Whisper.
Em 2016, ele perdeu a chance de se tornar o atleta olímpico mais velho da história com 75 anos porque seu cavalo adoeceu durante as provas. Ossos do ofício de um esporte com a participação de animais.
A britânica Hilda Lorna Johnstone é tida como a atleta olímpica mais velha de todos os tempos. Ela competia em provas de adestramento, esporte no qual foi trezes vezes campeã nacional.
Lorna esteve nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972, quando tinha 70 anos completos. Em 1968, ela havia participado das provas com 66 anos – ou seja, o segundo posto de atleta feminina mais antiga também é dela. Em terceiro lugar, vem a sua companheira de equipe Lilian Williams, que tinha 61 anos nas Olimpíadas de 1956.
A atleta permaneceu competindo no adestramento até ter 80 anos e foi homenageada no Hall da Fama da Royal Horse Society. Ela faleceu em maio de 1990.
***
Confira outras histórias incríveis sobre esportes aqui no Mega Curioso: