Proteja sua pele até no inverno

14/07/2011 às 11:002 min de leitura

undefined

O inverno chegou e, com ele, as botas, casacos e cachecóis saíram do armário. Mas, nesta época do ano, muitas pessoas acabam se descuidando na hora de proteger a pele. Em dias de temperaturas mais baixas, a produção de suor diminui e o corpo deixa de contar com esta alternativa de hidratação, aumentando a importância do uso de hidratantes e protetores solares.

Estudos indicam que mais de 80% da radiação ultravioleta que atinge a pele durante toda a vida correspondem à exposição solar diária, índices muito maiores do que a radiação recebida nos momentos em que passamos tomando sol na praia. Os perigos da superexposição aos raios UV existem até mesmo nos dias nublados e durante o inverno.

Os raios UVA têm a mesma intensidade o ano todo, independente de o sol estar brilhando ou não. Segundo a dermatologista Liliana Bechelli, o alto poder de penetração desses raios pode causar problemas estéticos e de saúde. "Mesmo com as temperaturas mais baixas, as pessoas não estão livres da ação dos raios UVA e UVB, que podem ocasionar o envelhecimento precoce, manchas solares, sardas, aspereza, flacidez da pele, e, em casos mais sérios, o câncer de pele", alerta.

Além disso, é importante o cuidado com as chamadas luzes frias, de escritórios e computadores, que também emitem irradiação e que, quando há exposição diária e prolongada, podem causar manchas na pele.

E a solução?

Para resolver este problema, é importante contar com bom protetor solar por mais que o dia esteja nublado. Por isso, utilizar cosméticos que consigam aliar a função de protetor solar à correção de eventuais imperfeições da sua pele. Alguns como os produtos da linha Anthelios da La Roche-Posay, Avène Color e Sun Protection da Shiseido, são perfeitos para proteger da ação prejudicial do sol.

undefinedFonte: Divulgação

Mas, se você prefere separar os produtos de uso diário, outros cosméticos como o Episol Whitegel têm como função apenas proteger a sua pele, sem nenhum tipo de pigmentação. Em condições naturais, a água e o óleo não se misturam. Para que isso ocorra há a necessidade da criação de uma interface, feita por um ou mais agentes emulsionantes (surfactantes).

Por outro lado, géis são compostos por polímeros incluídos em base aquosa ou alcoólica, sem a presença de fase oleosa. Grande parte dos filtros ultravioleta é lipossolúvel (precisam ser solubilizados em óleo), daí a dificuldade em se desenvolver filtros solares em géis tradicionais com altos valores de FPS e proteção UVA.

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos

Pesquisas anteriores: