Beleza que vem dos cereais

11/11/2011 às 10:303 min de leitura

Manter-se saudável é um esforço contínuo que sempre pode ser melhorado conforme você descobre novos complementos para a sua alimentação ou então algum exercício diferente. A ideia é compor pratos ricos em nutrientes variados que equilibrem todo o seu organismo. Por isso é importante não cortar totalmente algum tipo de alimento. A deficiência pela falta de ingestão desse grupo pode complicar as coisas.

Os grãos e cereais foram tratados por muito tempo como vilões da dieta por conterem carboidratos. Ainda assim, eles se fazem necessários em uma dieta bem balanceada por vários motivos. Um dos principais deles é a carga de benefícios que trazem à saúde nos mais diferentes aspectos. A aveia, por exemplo, estimula a produção de colágeno e mantém a sua pele sempre firme.

O trigo, por sua vez, é uma das melhores fontes de antioxidantes. Eles são os responsáveis por combater os radicais livres e ainda fornecem uma camada extra de brilho aos cabelos. Ainda assim, é importante que você saiba de alguns detalhes importantes sobre esses alimentos antes de procura-los nos supermercados.

Valores e tipos para a sua alimentação

Apesar de pertencerem ao mesmo grupo, grãos ou cereais são muito diferentes entre si. Isso se deve ao fato de que eles dependem muito do processo de refinamento ao qual são submetidos, ou não. O arroz é um caso bastante comum de variedade. Do selvagem ao arbóreo, cada um tem propriedades distintas e quanto mais refinados, maior é a perda de fibras, selênio e fitonutrientes.

Essas perdas podem chegar até 99,8% dos nutrientes. Sendo assim, é muito importante que você procure os grãos que consigam concentrar a maior quantidade elementos que façam bem para o seu corpo. Também é importante lembrar-se da adição de açúcar aos cereais.

Como costumam ser fabricados para agradar às crianças, muitos dos cerais tem espessas camadas de açúcar ao seu redor. O resultado é um floco de milho muito crocante e saboroso que vai continuar multiplicando as suas células de gordura, fazendo com que o tecido adiposo aumente. Por isso, opte por versões sem açúcar destes cereais.

Por serem ricos em fibras, os cereais são indispensáveis para criar aquela sensação de saciedade no seu organismo, evitando que você sinta fome. Além disso, são elas as responsáveis por manter o seu intestino funcionando corretamente, em um ritmo perfeito para que você absorva bem todos os nutrientes de que precisa.

Entenda como os seguintes tipos de grãos e cereais podem ajudar na manutenção do seu corpo:

  • Trigo: protege seu corpo contra as doenças cardiovasculares, combate a anemia e o envelhecimento das suas células e ajuda na produção de colágeno.
  • Aveia: hidrata profundamente, provoca o crescimento e melhora a estrutura dos fios, também estimula a produção de colágeno.
  • Arroz: sua fermentação produz ácido kójico (que ajuda a clarear manchas), combate a oleosidade da pele e ainda tem alto poder antisséptico.
  • Cevada: regula o apetite através da concentração de fibras, provocando a saciedade do organismo.
  • Centeio: além de causar a saciedade, equilibra os níveis de glicose no sangue.
  • Milho: ajuda a diminuir os níveis de colesterol e ainda normaliza a tireoide.

Os cereais nos cosméticos

A busca por complementos nos produtos da indústria cosmética é praticamente infinita. Todos os dias se encontram novas propriedades de ingredientes que até o momento já havia sido totalmente exaurido para beneficiar a pele, cabelos, unhas e todas as partes do corpo. Porém, cada vez mais os pesquisadores têm investido em recursos extraídos da natureza para compor seus novos compostos.

Embora o ingrediente mais usado na composição de cremes hidratantes continue sendo a aveia, outros cereais têm sido constantemente incluídos nesse filão. O trigo e o arroz têm sido muito procurados para estabelecer uma boa base de produção de cosméticos. A retenção de água para manter cabelos e pele sempre macios é um dos pontos altos desses ingredientes.

[img]/images/assets/pictures/000/007/369/content_7369.jpg?1321024877[/img]

Rico em vitamina E e silício, o gérmen de trigo é usado para criar camadas protetoras e unificadoras das cutículas do cabelo, impedindo que a hidratação natural dos fios escape. Outra faceta interessante do trigo é a reparação da queratina, que mantém a força dos cabelos. Para a pele, ele é perfeito na hora de causar um efeito muito similar ao lifting e é ótimo para a região dos olhos, corrigindo rugas e outras imperfeições do tempo.

O arroz, como você já descobriu, possui uma importância substância chamada ácido kójico, resultante da sua fermentação. É este o responsável por clarear a pele e até mesmo deixá-la branca como as gueixas. O ácido já é usado em vários cremes que possuem ação clareadora e rejuvenescedora das células da pele.

Além disso, o arroz é o ingrediente perfeito para conter a oleosidade da pele, deixando-a sempre limpa e bem hidratada. A vantagem é que os produtos derivados do ácido kójico podem ser usados até mesmo no verão, quando a incidência de luz do sol é altíssima, sem prejudicar os resultados na sua pele!

Fonte
Imagem

Últimas novidades em Saúde/bem-estar

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: