Como higienizar sua máscara de pano da maneira correta?

Como higienizar sua máscara de pano da maneira correta?

Último Vídeo

Muitas cidades no mundo todo estão fazendo o que podem para conter o avanço do coronavírus. Enquanto uma vacina ou medicamento ainda são desconhecidos, as medidas de contenção à propagação da doença são essenciais para diminuir o número de casos confirmados. Dessa forma, a maioria das cidades já instituiu que as pessoas só podem andar pelas ruas, durante esse período, se estiverem usando máscaras. Outras, com o comércio ainda aberto, só permitem a entrada de uma pessoa por vez nos estabelecimentos e apenas se estiver munido de sua máscara de proteção.

Os supermercados e farmácias, considerados serviços essenciais, também só permitem a entrada de pessoas com máscaras, além de seus colaboradores utilizarem-nas para trabalhar. Entretanto, muitas pessoas viram a escassez das peças descartáveis no mercado, além do salto exorbitante de preço quando retornaram. Algumas alternativas foram encontradas, como a produção desse objeto de uso essencial em empresas de outro segmento ou de forma caseira.

(Fonte: PebMed)(Fonte: PebMed)

Nesse sentido, é importante observar atentamente as recomendações de uso e descarte das máscaras caseiras. Caso sejam feitas de pano, elas necessitam de hábitos de higienização primordiais. Segundo o infectologista do instituto Emílio Ribas, Wladimir Queiroz, em entrevista à Folha de São Paulo, lavar os itens com água e sabão contribui para a eliminação de impurezas que possam por ali estar presentes.

Uma boa higienização

Para garantir uma boa limpeza, a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e a ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas, prepararam um guia que enumera todos os fatores primordiais para uma higienização correta. 

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

As agências ressaltam que o acessório deve ser lavado imediatamente após cada uso. Utilizar produtos que não contenham substâncias tóxicas e que não danifiquem o tecido também é essencial. Conheça outras recomendações:

  • Não utilize amaciante sobre as máscaras e ao confeccioná-las, de forma artesanal, verifique se ela possui o peso mínimo para proteção;

  • Manuseie a máscara sempre peças alças, garantindo a proteção de suas mãos;

  • Realize uma lavagem simples com água corrente e sabão neutro;

  • Faça uma solução de água potável com 2% a 2,5% de água sanitária, o equivalente a duas colheres de sopa diluídas em 1 litro. Deixe a máscara imersa nesta solução entre 20 e 60 minutos;

  • Caso utilize a máquina de lavar, use o programa completo por pelo menos meia hora de duração, incluindo a lavagem, enxágue e secagem em uma temperatura superior a 60 ºC;

  • Utilize o ferro de passar roupas, caso necessário, para realizar a secagem ou deixe secar ao ar livre;

  • Para a secagem ao ar livre é necessário que a máscara esteja exposta diretamente com a luz do Sol, além de ficar protegida de fatores externos, como animais, resíduos e pessoas.

As agências também recomendam que os equipamentos de lavagens sejam higienizados com água sanitária. É importante, também, inspecionar a máscara após cada lavagem para assegurar que nenhum dano tenha ocorrido antes de se utilizá-la novamente. Os especialistas também recomendam que a máscara seja guardada em um ambiente fechado.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.