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Alimentos que melhoram o sistema imunológico, isso existe?

Você já deve ter ouvido por aí que esse ou aquele alimento “fortalece o sistema imunológico”, mas, para começo de conversa, o que é isso? É simplesmente o sistema de defesa do nosso corpo contra bactérias, vírus, fungos ou qualquer corpo estranho que se aproveite da falta de proteção e da baixa imunidade para atacar o nosso organismo.

E como sabemos que nossa imunidade está baixa? Isso é revelado através de milhares de reações e sinais, como maiores propensões a gripes, herpes, amigdalites e abcessos. Sabe quando dizem que o corpo fala? Quando a imunidade está comprometida ou debilitada, o corpo demonstra através de problemas de pele, queda de cabelo ou unhas fracas.

Por que nossa imunidade cai?

A resposta é simples: uma vida desregrada, sem qualidade de sono, sem a prática de exercícios físicos, com o uso de muitos medicamentos, consumo de álcool, stress, maus hábitos e o mais importante, sem uma boa alimentação, o que acarreta deficiência de nutrientes e minerais. 

Não ter qualidade de vida, principalmente de sono, faz seu sistema imunológico ficar fraco .
Não ter qualidade de vida, principalmente de sono, faz seu sistema imunológico ficar debilitado

Uma dieta balanceada e saudável com vitaminas e minerais é a grande responsável pelo fortalecimento do sistema imunológico. E, claro, para isso, a vida regrada tem que continuar para que você tenha resultados significantes. 

Os alimentos que são famosos por melhorarem o sistema imunológico são frutas cítricas, como a laranja e o limão, pois possuem vitamina C e fibras, além de propriedades anti-inflamatórias; alimentos verde-escuros, como brócolis (vitaminas A e C) e couve (vitaminas A, B9 e C), além de feijão e cogumelos; somam-se a esses os alimentos ricos em zinco, como carnes, oleaginosas e leguminosas.

Vegetais verdes escuros, como no exemplo, o brócolis, contendo: Vitamina A e C.
Vegetais verdes escuros, como no exemplo, o brócolis, contendo: Vitamina A e C

Também reforçam o nosso sistema imunológico os alimentos ricos em vitamina E, como nozes, castanhas e óleos vegetais; o tomate, que é rico em licopeno; os alimentos ricos em ômega3, como o salmão e o azeite.

Além de terem também função anti-inflamatória, cúrcuma e gengibre possuem vitaminas C e B6 e são ótimos para as nossas defesas. Para finalizar a lista, a pimenta, que é rica em vitaminas A e C, o alho (contendo vitaminas C e E), a cebola e a própolis.

O alho é importantíssimo para ajudar na melhora do sistema imunológico, pois, possui vitamina C, Selênio e Manganês

Então, sim, existem alimentos que melhoram a nossa imunidade, mas o conjunto de uma vida constantemente saudável é realmente o grande segredo — e não apenas tomar aqueles famosos shots com substâncias que você desconhece ou uma água com limão em jejum. Essas coisas, sozinhas, não resolvem nada.

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Marcela Andrade, colunista semanal do Mega Curioso, é bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, bacharel em Nutrição, perita judicial na área da Nutrição e pós-graduanda em Saúde Pública com ênfase em Estratégia Saúde da Família.

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