Por que gatos adoram deitar no teclado do computador?

27/01/2021 às 10:002 min de leitura

Durante o trabalho em home office, muitos trabalhadores descobriram coisas que acontecem em suas casas que jamais imaginaram. Uma delas é que um dos locais preferidos dos gatos para usar como cama é… o teclado do seu computador. Os bichanos se esticam em cima das teclas com tanta frequência, que nem parece que é por acaso. E não é mesmo.

Fonte: Trà May/Unsplash/Reprodução
Fonte: Trà May/Unsplash/Reprodução

Falando ao site da apresentadora de TV Martha Stewart, o consultor de comportamento felino Marci Koski citou um dos motivos, e é básico: o calor. Os gatos sentem-se mais confortáveis quando não precisam usar sua própria energia corporal para se aquecer. Os gatos possuem um ponto ideal de temperatura, chamado zona termoneutra, entre 30 e 38?°C.

Embora muita gente possa pensar que os gatos estão perseguindo os mouses, o que os atrai mesmo são teclados quentinhos, assim como radiadores de automóveis, pontos ensolarados da casa e outros lugares nos quais adoram descansar.

Gatos não são solitários

Fonte: SouthernLiving/Reprodução
Fonte: SouthernLiving/Reprodução

Outro motivo, este revelado pela especialista em comportamento animal Amy Shojai à revista eletrônica Inverse, é um pouco mais óbvio: gatos adoram se deitar no laptop porque é ali que você está e, ao contrário do que muita gente pensa, gatos não são seres tão solitários assim. Basta o seu humano estar por perto e eles vão à procura do seu segundo prazer mais precioso: sua atenção. O primeiro é comida, lógico.

Quem trabalha em casa normalmente dá uma paradinha entre os projetos para tomar um café e dar atenção ao seu bicho. Mas, segundo Koski, permitir que seu gato permaneça ali e receba atenção, ainda que pouca, pode acabar reforçando o comportamento do bichano que vai continuar brigando com a tela pela sua dedicação exclusiva.

Fonte: Meowingtons/Reprodução
Fonte: Meowingtons/Reprodução

Para a consultora Marci Koski, a melhor maneira de convencer o seu gato a ficar longe do teclado e do laptop é condicioná-lo a ir para outro lugar, dando-lhe presentinhos para ele ir para lá, o que pode ser uma caminha aquecida, ou um canto cheio de travesseiros perto da janela. Algumas guloseimas são aconselhadas, bem como muitas visitas ao reino dele. Ele não vai nem querer mais olhar para um teclado idiota.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: