Mulher decide celebrar pelos faciais ao invés de raspá-los

09/03/2021 às 14:302 min de leitura

Há pouco mais de um ano, uma dinamarquesa de Copenhagen decidiu não depilar mais o rosto. Eldina Jaganjac passou a desafiar os padrões de beleza da sociedade indo contra eles.

A tutora de 31 anos ficava cada vez mais frustrada com as expectativas que eram colocadas sobre as mulheres, ainda mais quando se tratava de homens que podiam andar livremente sem medo de serem julgados e sem tocar em um único fio de cabelo de seus próprios corpos.

Imagem: Eldina Jaganjac/InstagramImagem: Eldina Jaganjac/Instagram

Eldina abandonou todas as formalidades quando decidiu parar completamente de depilar as sobrancelhas e os pelos do buço em março de 2020, e logo percebeu que não fazia diferença em como ela se sentia, já que se achava feminina, independentemente dos "pelinhos extras" em seu corpo.

Embora não esteja muito preocupada com sua aparência em geral, ela teve que lidar com comentários ocasionais como "arranca isso" ou com pessoas olhando rudemente para suas sobrancelhas. 

Imagem: Eldina Jaganjac/InstagramImagem: Eldina Jaganjac/Instagram

No entanto, logo Eldina descobriu que ostentar uma sobrancelha volumosa e demais pelos faciais pode ter sido uma bênção, pois a ajudou a encontrar pessoas que não se preocupavam com sua aparência e que queriam conhecê-la de verdade.

Cansada de se policiar o tempo todo

Em entrevista à revista Tyla, Eldina disse que se sentia cansada de se policiar o tempo todo para se adequar aos padrões de beleza impostos às mulheres. 

“A maioria das meninas ao meu redor entrava em pânico por volta dos 13 e 14 anos, e começavam a se barbear e arrancar qualquer coisa que pudesse ser arrancada porque queriam ser aceitas como mulheres. Elas tentavam se encaixar em seu novo papel de jovem. Se um homem não faz a barba e não arranca as sobrancelhas, ninguém percebe ou comenta, e não é nada fora do comum", afirmou à publicação.

Imagem: Eldina Jaganjac/InstagramImagem: Eldina Jaganjac/Instagram

"Eu costumava me sentir menos feminina por causa das minhas sobrancelhas bastante volumosas. Agora, escolhi focar nas tarefas e metas que preciso realizar, e em menos em como pareço e se as pessoas gostam de mim ou não”, completou a jovem.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: