Chá ou infusão? Qual o nome correto da bebida?

05/04/2021 às 06:002 min de leitura

Você sabe a diferença entre chá e infusão? Em dias mais frios, procuramos uma bebida quente e reconfortante para tomar antes de dormir ou começar o dia. Alguns preferem um café, chocolate quente, mas há um grande time adepto aos chás.

 Atualmente, é possível encontrar opções dos mais diversos sabores, como camomila, erva-doce, hibisco, carqueja, sendo que alguns são derivados de plantas, outros de galhos e arbustos. 

O termo chá acabou se popularizando e, por isso, é utilizado como nome genérico para indicar todas as bebidas quentes resultantes de alguns ingredientes em imersão. Mas saiba que nem sempre uma infusão será um chá. Entenda melhor! 

A história do chá

O chá é uma bebida milenar que pode ter surgido na China ou na Índia. (Fonte: Freepik/Azerbaijan_stock)O chá é uma bebida milenar que pode ter surgido na China ou na Índia. (Fonte: Freepik/Azerbaijan_stock)

O chá é uma bebida milenar e há relatos de seu surgimento na China e na Índia. O imperador chinês Shen-Nung descobriu a bebida acidentalmente quando fervia água embaixo de uma árvore e algumas folhas caíram na panela. Por curiosidade, o imperador resolveu beber a infusão e se sentiu reconfortado após a bebida. 

Há também relatos de que a bebida foi descoberta por um príncipe indiano, Bodhi-Dharma, que depois de cinco anos pregando por toda a Índia ficou fraco e doente. Alguns sábios recomendaram a ele recolher folhas de uma árvore especial e fazê-las em infusão. O príncipe tomou a bebida e se sentiu melhor, passando a utilizar a bebida como remédio. 

Muitos anos se passaram e a bebida continua sendo apreciada por milhões de pessoas por todo mundo. Mas, afinal, qual a diferença entre chá e infusão? 

Chá ou infusão?

O chá é um termo usual utilizado para toda bebida feita a partir de infusão. Contudo, os ingredientes é que definem o que é um chá ou não. (Fonte: Pixabay/ Skitterphoto )O chá é um termo usual utilizado para toda bebida feita a partir de infusão. Contudo, os ingredientes é que definem o que é um chá ou não. (Fonte: Pixabay/ Skitterphoto )

Quimicamente, podemos dizer que todo chá é uma infusão, mas nem toda infusão é um chá. A infusão refere-se a um processo em que ervas, cascas, folhas e flores são imersas em água quente e a bebida resultante desse processo é denominada tisana. Assim, a maioria dos “chás” que bebemos são tisanas que passaram por processo de infusão. 

Para ser denominada chá, a bebida deve ser preparada com a planta Camellia sinensis. Assim, são verdadeiramente chás, o chá verde, chá preto e chá branco que utilizam essa planta na infusão. 

A Camellia sinensis, também chamada de chá-da-índia, é uma planta nativa de regiões subtropicais, mas também se adapta bem a climas tropicais, especialmente em altitudes elevadas. 

Há ainda um terceiro tipo chamado de rooibos. Essas infusões são feitas com arbustos do mesmo nome, naturais da África do Sul. Portanto, podemos dizer que o chá, a tisana e rooibos são bebidas que passam por processo de infusão. Na próxima vez que você ficar em dúvida da terminologia correta, é só conferir o ingrediente do preparo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: