66
Compartilhamentos

Faça você mesmo! 7 temperos para plantar na sua casa

O tempero fresco deixa a comida mais saborosa e saudável. Confira agora os cuidados diários que as 7 plantas abaixo exigem e monte a sua própria horta em casa.

1. Hortelã

Fonte: silviarita/PixabayFonte: silviarita/Pixabay

A erva pode ser cultivada em jardineiras compartilhadas e não precisa de incidência direta do sol. Contudo, ela demanda muita água, então regue a planta diariamente e se livre das folhas secas, que prejudicam o crescimento das outras.

2. Alecrim

Fonte: Freepik/DivulgaçãoFonte: Freepik/Divulgação

O tempero precisa do seu próprio espaço em um recipiente de, no mínimo, 20 cm de diâmetro e 30 cm de altura. O alecrim necessita de iluminação direta e abundante e não gosta muito de água. Sendo assim, só o regue umas duas vezes na semana.

3. Salsinha

Fonte: Freepik/DivulgaçãoFonte: Freepik/Divulgação

Para essa planta, o indicado é que o vaso tenha uma altura mínima de 30 cm. O tempero gosta de sol e precisa ficar, pelo menos, 5 horas diárias em contato com ele. Só coloque água quando a terra estiver seca. Quando for colher a salsinha, deixe ao menos 1 cm para que ela possa voltar a crescer.

4. Cebolinha

Fonte: Steve Buissinne/PixabayFonte: Steve Buissinne/Pixabay

A cebolinha se dá bem em vasos coletivos, pois não precisa de muito espaço para se desenvolver. Ela também se adapta aos diferentes climas e não necessita da incidência direta do sol. 

Seu maior cuidado é em relação ao solo, que deve ser bem rico. Por isso, adube o tempero com compostos orgânicos antes de plantá-lo. Regue diariamente.

5. Pimenta

Fonte: Hans Linde/PixabayFonte: Hans Linde/Pixabay

Apesar da diversidade de espécies, os cuidados com os diferentes tipos de pimentas são bastante parecidos. O ideal é plantar o tempero no inverno para que se desenvolva no verão. São necessárias, ao menos, 6 horas de exposição ao sol todos os dias.

6. Orégano

Fonte: Dayana Brooke/UnsplashFonte: Dayana Brooke/Unsplash

A planta gosta de um clima mais ameno, com calor moderado, e exige luz solar por cerca de 4 horas por dia. Ela deve ser regada diariamente — só cuidado para não encharcar as raízes.

7. Manjericão

Fonte: Konstantin Kolosov/PixabayFonte: Konstantin Kolosov/Pixabay

Para cultivar o manjericão, prefira vasos individuais. Para ficar sempre verdinha e com o sabor e aroma acentuados, a erva precisa de, pelo menos, 4 horas diárias de exposição ao sol e contato com a água a cada dois dias.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.