NASA pretende enviar sementes à Lua para produção de alimentos

04/12/2013 às 05:591 min de leitura

De acordo com o The Telegraph, a NASA pretende enviar sementes à Lua em 2015. Esta será a primeira vez na História em que a agência norte-americana mandará esse tipo de material ao espaço, e a iniciativa faz parte de um projeto que tem como objetivo desenvolver no satélite uma espécie de “hortinha” espacial.

As sementinhas — de agrião, nabo e manjericão — serão enviadas em recipientes chamados Lunar Plant Growth Chambers (ou Câmaras Lunares para Crescimento de Plantas, em tradução livre) que foram especialmente desenvolvidos para acomodar os vegetais. Esses receptáculos contarão com oxigênio suficiente para dez dias, permitindo que as plantas brotem e cresçam durante cinco dias.

Hortinha lunar

Fonte da imagem: Reprodução/NASA

Em vez de as sementes serem plantadas diretamente em solo lunar, elas serão semeadas em um filtro de papel enriquecido com nutrientes, e a germinação será induzida através da exposição à luz solar. O experimento visa testar a viabilidade de que, no caso de que se instalem bases lunares, os astronautas possam produzir seus próprios alimentos enquanto estiverem habitando o local.

O projeto também servirá para que os cientistas avaliem se algum dia será possível que formas de vida sobrevivam ao ambiente lunar. Conforme explicaram, se as plantas conseguirem suportar as condições de baixa gravidade e alta radiação do satélite, é bem provável que os humanos também consigam.

As sementes serão enviadas através de uma espaçonave comercial robótica que deve ser construída como parte de uma competição chamada Google Lunar X Prize. O experimento de enviar sementes à Lua é um enorme passo no sentido de pavimentar o caminho para que um dia os seres humanos possam viver e trabalhar na superfície do satélite e, quem sabe, até colonizá-lo no futuro.

Imagem

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: