Trataka: a incrível técnica de yoga para os olhos

25/05/2021 às 06:002 min de leitura

A yoga é uma prática milenar que envolve uma série de exercícios que trabalham no controle de estresse, ansiedade, dores no corpo e na coluna, além de aumentarem a sensação de bem estar e disposição de um indivíduo de maneira geral. Mas você sabia que existe algo bastante parecido para cuidar da saúde dos olhos?

A Trataka, também chamada de yoga para os olhos, usa simples exercícios para fortalecer os olhos, melhorar a saúde ocular e aumentar o foco e a concentração com o passar do tempo. Tradicionalmente, essa técnica pode ser considerada uma "ação purificatória” para os olhos e também funciona como um excelente estimulador mental.

Entendendo a Trataka

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Sobretudo em uma época onde as pessoas têm passado grandes quantidades de tempo dentro de casa e muitos jovens precisam aprender com uma rotina diferente de estudos causada pela pandemia de covid-19, realizar exercícios que aumentem a concentração mental pode ser algo bastante útil para se levar durante o dia a dia.

No caso da Trataka, tudo pode ser feito por conta própria e contando com o auxílio apenas de seus dedos ou com a chama de uma vela. Além de trabalhar com uma série de movimentos oculares, essa técnica também exige um controle de respiração que servirá como uma ferramenta de relaxamento ao mesmo tempo.

Outro ponto importante a ser destacado é que a Trataka também funciona como um trabalho para aliviar e diluir qualquer tipo de tensão emocional que a pessoa esteja vivenciando no momento. Por vezes, esses problemas são responsáveis por afetar negativamente nossa visão.

Exercícios de Trataka

A Trataka é uma técnica que deve ser levada em consideração como um modelo de meditação e, portanto, requer que a pessoa se sente de maneira confortável e com a coluna ereta para apresentar resultados. Além disso, tudo deve ser feito em um ambiente calmo e onde os sons externos não sejam um fator prejudicial.

Além disso, esses exercícios podem acompanhar uma meditação tradicional visando aumentar ainda mais o estado de foco da sua mente e da sua respiração. De maneira resumida, a técnica consiste em alternar o ponto de foco da visão repetidamente para tirar os olhos de um ponto de conforto e forçá-los a entrar em um modo mais aprofundado de concentração.

Por fim, a prática pode ser concluída com uma massagem sobre o supercílio para relaxar o semblante facial e elevar ainda mais seu estado de relaxamento. 

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: