Ciência
25/05/2021 às 08:00•2 min de leitura
A maioria das pessoas prefere descansar assim que se aposenta, mas não foi esse o caso de Wang Lang, uma chinesa de 70 anos de idade que começou a correr aos 50 como uma maneira de se manter em forma e saudável, mas logo descobriu que isso era a sua paixão.
Wang correu a sua primeira maratona em 2001 e nunca mais parou, completando mais de 100 competições.
Fonte: Oddity Central/Reprodução
De 2005 a 2017 a aposentada completou a maratona de Beijing treze vezes. Em 2021, ela estabeleceu um novo recorde, se tornando a pessoa mais velha a finalizar os 168 quilômetros da maratona de Liaoning.
Um dos corredores que estavam participando da competição ficou impressionado com a disposição de Wang: “Esta senhora tem a mesma idade da minha avó, como ela pode correr tão rápido? Isso é incrível!”.
Essa foi a segunda vez que a Supervovó participou da corrida. Em 2020, ela decidiu competir na versão de 110 km e correu ao lado de sua melhor amiga. A atleta teria esperado por sua companheira por cerca de 6 horas para que elas cruzassem a linha de chegada juntas.
Fonte: Oddity Central/Reprodução
A disposição física da aposentada impressiona. Ela é capaz de completar jornadas que a maioria das pessoas com metade da sua idade não consegue. Para se preparar, a Supervovó corre ao menos 20 km 6 dias por semana e, no domingo, ela treina ao lado do seu grupo de corrida para longas distâncias.
Wang prefere praticar nas montanhas de Liaoning, mas no inverno, quando o frio é severo, ela corre nas ruas asfaltadas. Em média, são 7 meses treinando nas montanhas e 5 meses no asfalto.
A chinesa quase não sofreu com problemas nos joelhos ou tornozelos. Segundo ela, isso é graças à sua difícil infância, que fortaleceu seu corpo e seu espírito. O único problema de saúde de Wang é a catarata, que afeta a sua visão.
A Supervovó acredita piamente que idade é só um número e planeja continuar correndo maratonas por quanto tempo sua saúde permitir.