De onde vem a risada 'kkkkkk' e por que o emoji de chorinho já era?

29/06/2021 às 09:072 min de leitura

"Rsrsrs", "hahaha", kkkkkk" ou um simples emoji... esses são os novos alvos da guerra repentina que domina a internet nas últimas semanas, colocando frente a frente integrantes da geração Z versus os ditos millennials. Sim, a risada virtual finalmente tornou-se o novo divisor de águas entre o público e o uso do "kkkkkkkk"e do emoji "chorando de rir" está dando o que falar na web, com os múltiplos Ks em alta e a carinha virtual em decadência entre os jovens. A nova geração, então, estaria "roubando" a expressão de riso dos mais velhos? Conheça abaixo a história da onomatopeia viral.

O "kkkkkkkk" resgata raízes que surgiram no século XIX, quando o regionalista cearense José de Alencar (1829-1877) descreveu a risada de Nhá Tudinha, do romance "Til", como "Quiá!... quiá!... quiá!". Essa expressão, então, caiu rapidamente na boca do povo e foi levada até mesmo para a esfera jornalística, sendo publicada em um comentário na Província de São Paulo, folheto que antecedeu o popular Estado de São Paulo, e em obras de Machado de Assis (1839-1908) e Monteiro Lobato (1882-1948).

(Fonte: Estadão / Reprodução)(Fonte: Estadão / Reprodução)

A onomatopeia passou a ganhar força com o lançamento das histórias em quadrinhos nacionais, quando sons de diversos eventos eram reproduzidos em balões, de forma a representar barulhos, expressões e gírias para dar pleno acesso e entendimento aos leitores. Então, na segunda metade do século XX, revistas do Pato Donald chegaram com suas primeiras traduções e surgiram lotadas de "quá quá quá", algo que viralizou como nunca, em especial no cenário humorístico.

Assim, as risadas literárias foram adaptadas para o dia a dia com a ascensão das redes sociais, visto que a internet e tecnologia busca tornar tudo mais rápido e dinâmico na comunicação. O que era para ser "quá quá quá" ou quiá quiá quiá" virou "kkkkkk" tanto pela sonoridade quanto pela praticidade, e hoje isso é uma "velharia" que está incluída em todos os principais chats e mensageiros do mercado.

E quanto ao emoji?

Conhecido como "corta conversa", o emoji foi por muito tempo considerado uma arma para quem não está muito interessado em desenvolver discursos nos bate-papos, mas hoje é considerada uma forma de expressão "cringe" e em desuso, caindo lentamente de popularidade especialmente entra os usuários mais jovens.

(Fonte: Emojipedia / Reprodução)(Fonte: Emojipedia / Reprodução)

"O emoji virou o novo 'rs'. Foi tão onipresente, espalhado por todas as partes, que perdeu o sentido e saiu de moda", diz Keith Broni, pesquisador e tradutor de emojis do Emojipedia, em entrevista à BBC. "Ele perdeu seu poder como uma expressão emocional genuína. Em março de 2021, pela primeira vez, em anos e anos de uso de emojis na cultura ocidental, o chorando de rir ficou fora do pódio"

Curiosamente, o "chorando de rir" acabou ganhando uma conotação diferente entre os millennials que ainda o utilizam e hoje significa ironia para alguns deles. "Eles usam emojis de maneira mais frívola e irônica, para definir sua geração e separá-la da que veio antes", conclui Keith.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: