7 técnicas simples para desentupir seu vaso sanitário

23/07/2021 às 13:003 min de leitura

A gente vai direto ao ponto porque, se você clicou nesse link, provavelmente está desesperado para se livrar do que quer que seja que está entalado e desentupir logo seu vaso sanitário. Mas a primeira questão, caro colega, é entender justamente o que causou esse entupimento para analisar possíveis alternativas para resolvê-lo. 

Nesse contexto, nós não estamos falando sobre o pratão de feijoada que você bateu na hora do almoço — até porque, se for esse o problema, a resolução é simples. O negócio é que crianças, às vezes, jogam coisas que não deveriam ir para o vaso sanitário. Caso tenha um brinquedo no cano (ou uma cobra...), só mesmo um profissional para resolver. 

Agora, se o problema tiver sido causado pelas "funções normais" do corpo humano ou por lixos pequenos, como papel higiênico, não é tão difícil desentupir seu vaso sanitário sem desentupidor ou encanador. A seguir, a gente mostra sete técnicas simples. 

1. Água quente e detergente

A técnica mais simples que você pode tentar, se o "obstáculo" for apenas o de sempre, é jogar um litro de água bem quente no seu vaso sanitário. Misturá-la com detergente também pode ajudar. Deixe a água agir por 20 minutos para derreter tudo e desentupir seu vaso sanitário, depois tente soltar a descarga novamente. 

Imagem: Freepik(Fonte: Freepik/Reprodução)

2. Água sanitária

Só o detergente não deu conta? Então vamos para a segunda opção: água sanitária. Jogue meio litro do produto dentro do vaso e aguarde uns 10 minutos para a água dar uma derretida no seu "obstáculo". 

Imagem: G1/Reprodução(Fonte: G1/Reprodução)

3. Bicarbonato de sódio e vinagre

A feijoada foi pesada mesmo, né? Se a água sanitária não desentupiu seu vaso sanitário, vamos partir para uma mistura caseira de bicarbonato de sódio e vinagre (boa para desentupir pias também). A receita é de meio copo de vinagre para uma colher de bicarbonato, deixando agir por uns 20 minutos. 

Imagem: Freepik(Fonte: Freepik/Reprodução)

4. Filme plástico (ou uma bola)

Sabe aquele filme plástico usado para encapar coisas? Ele pode ser uma ótima técnica para desentupir seu vaso sanitário sem desentupidor, até porque ele faz a mesma coisa que o equipamento: vácuo. Essa é a minha técnica favorita!

Para isso, "embale" bem seu vaso, de forma que não passe nem um pouco de ar. Então, solte a descarga algumas vezes. A força do vácuo vai mandar o "obstáculo" para longe. Uma bola de plástico pode servir para o mesmo propósito do filme plástico.

Imagem: Vitoria News/Reprodução(Fonte: Vitoria News/Reprodução)

5. Cabide de arame

A partir de agora, as coisas ficam mais difíceis, porque você vai ter que sujar as mãos, literalmente. Quer dizer, você até pode usar uma luva, mas nunca é muito bom colocar a mão num vaso entupido, né? Enfim: você pode desmontar um cabide de arame e usá-lo para tentar puxar ou empurrar o objeto que está preso no vaso. 

Imagem: Amazon/Reprodução(Fonte: Amazon/Reprodução)

6. Pano de chão

Essa é a pior de todas, mas pode ser útil, caso você não tenha nenhum dos itens que mencionamos anteriormente. A ideia é usar o pano de chão para empurrar o "inimigo", enquanto você vai dando a descarga. Melhor do que tentar empurrar com suas próprias mãos, né? É muito recomendado o uso de luvas nessa técnica.

Imagem: Freepik(Fonte: Freepik/Reprodução)

7. Soda cáustica

Para terminar, a técnica mais drástica, caso absolutamente nada tenha funcionado, é usar soda cáustica — misturando duas colheres dela em um balde de água, com duas colheres de sal. O negócio é que a soda é um produto bem forte, que pode até danificar seu vaso e ser um perigo para sua saúde. Então, proteja-se bem quando for manuseá-la e use essa última técnica com parcimônia.

Imagem: Wikimedia Commons(Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

Esperamos que alguma dessas técnicas funcione para você. Se tiver mais alguma sugestão, deixe aí nos comentários. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: