É preciso guardar os ovos na geladeira?

29/05/2022 às 11:002 min de leitura

Você já se questionou qual a necessidade de deixar os ovos dentro da geladeira? Assim como a manteiga, esse é o tipo de alimento que nos faz pensar que não seria nenhum problema deixá-lo sobre o balcão da cozinha. Afinal, não parece existir qualquer motivo específico para que eles sejam refrigerados.

Se pararmos para pensar, os ovos quando vem da fazenda são colocados em caixas e nem sempre estão em uma prateleira refrigerada no supermercado. Então, por que é que nós temos esse costume dentro de casa? Por mais que não pareça, o controle da temperatura possui um grande papel na saúde desses alimentos. Entenda!

Leia também: Tem problema guardar comida quente na geladeira?

Temperatura ideal

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Independente se você está comprando um ovo de casca branca ou marrom, deixá-los longe de sua temperatura ideal pode gerar inúmeros problemas. Afinal, todo alimento que permanece mais de duas horas fora da temperatura específica para a sua conservação entra na chamada "zona de perigo". 

Por esse motivo, deixar os ovos na geladeira passa a ser uma etapa de garantia de proteção da sua saúde. Para quem não sabe, existe um grande risco de contaminação por salmonela entre pessoas que consomem ovos que não foram refrigerados. E existe uma boa explicação para isso.

Entre 4?°C e 60?°C, as bactérias crescem rapidamente. Como a maioria dos refrigeradores é regulada para funcionar a menos de 4?°C, isso mantém as coisas mais seguras e fornece um ambiente seguro para impedir o crescimento desses microrganismos. A longo prazo, a salmonela pode causar insuficiência renal e até mesmo morte em alguns casos.

Qual a melhor forma de armazenar ovos?

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Para quem ainda tem dúvidas de qual é o melhor jeito de armazenar os ovos comprados no supermercado, o procedimento é simples. Conforme apontado anteriormente, basta configurar sua geladeira para operar abaixo dos 4?°C e você muito provavelmente passará bem longe de ser infectado por salmonela.

Além disso, é mais recomendado acomodá-los no centro da geladeira em vez de na região da porta. O grande motivo por trás disso é porque é mais difícil controlar a temperatura da porta do que no interior — uma vez que as portas abrem e fecham constantemente, entrando em contato com o ar quente de fora.

Outra dica de ouro é mantê-los em sua caixa ou em outro recipiente coberto. Isso minimiza o risco de contaminação cruzada por outros produtos alimentícios. Segundo os especialistas em saúde, também é válido lavar as mãos sempre que você manusear as cascas de ovos e limpar todas as superfícies que o produto entrará em contato. 

Receitas específicas

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Em alguns casos, você pode se deparar com uma receita na internet que peça para que todos os ingredientes estejam na temperatura ambiente para proporcionar uma melhor textura. Então, o que fazer no caso dos ovos? Como dito anteriormente, a "zona de perigo" só existe após de duas horas fora da refrigeração.

Portanto, é possível manter o alimento para fora da geladeira antes que esse tempo termine sem ter que se preocupar muito com os perigos das bactérias. Caso você viva em uma região extremamente quente e úmida, vale reduzir esse período para uma hora, para evitar surpresas. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: