Porque você não deve andar descalço dentro de casa

28/06/2022 às 13:112 min de leitura

Algumas pessoas têm o hábito de tirar o sapato quando entram em um local no intuito de não levar a sujeira para os lares. Mas isso significa que seria recomendável andar descalço sempre que se estiver em casa?

Diferente do que se pode pensar, não é uma boa ideia pisar sem qualquer sapato dentro da própria casa. Em alguns lugares, como países do Oriente Médio e da Ásia, esta é uma prática recorrente, embora não seja realmente saudável.

Por que não se deve andar descalço em casa?

a(Fonte: Shutterstock)

A principal razão é que as solas dos pés ficam excessivamente expostas à sujeira, como os fungos e as bactérias presentes no chão. Mesmo que ele tenha sido limpo recentemente, os microrganismos ainda estão lá — e os pés pelados podem ser facilmente contaminados por eles.

Outro motivo é que, diferentemente de quando andamos na grama, o solo das casas é quase sempre rígido, o que pode danificar os pés e a coluna. Nos pisos duros, há um impacto maior nos pés, tendendo a causar dores nos calcanhares ou nos joelhos. O problema, inclusive, pode se estender às costas, uma vez que pode haver um desequilíbrio no peso do corpo por conta da posição.

Há outras questões que podem acontecer, como o desenvolvimento de uma tendinite ou uma fascite plantar, inflamação em que o tecido que conecta o calcanhar ao pé é danificado ou rompido, causando dores intensas. Vale lembrar que estes riscos decorrem de muito tempo passado sem sapatos, e não de situações eventuais.

O problema para os diabéticos

a(Fonte: Shutterstock)

Quem tem diabetes tem uma preocupação frequente com os pés. A razão é que as variações dos níveis de glicose fazem com que o fluxo sanguíneo não funcione tão bem, e um pequeno corte pode se tornar muito perigoso.

Para pessoas nesta situação, andar descalço é sempre contraindicado. É bastante provável que, em algum momento, se pise numa pedra, em uma lasca de madeira ou mesmo num caco de vidro. Por menor que seja o corte, a ferida pode gerar uma infecção grave que pode evoluir à gangrena — que, nos piores cenários, leva à amputação do pé.

Quando se deve tirar os sapatos em casa?

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Entretanto, há motivos específicos em que se deve considerar não usar os sapatos em casa — ou pelo menos trocá-los por chinelos que permaneçam no lar. Quem tem bebês que engatinham, por exemplo, deve evitar o sapato no espaço doméstico. 

O mesmo acontece com quem tem alergias respiratórias ou então é, por alguma razão, imunossuprimido. Quem está sob tratamento de câncer ou passou por um transplante certamente terá muitas vantagens se os sapatos ficarem longe da casa.

Vale lembrar que, em alguns países da Ásia, não retirar os sapatos quando se entra numa casa é considerado um desrespeito profundo. Independentemente de onde esteja, é sempre bom respeitar as regras da casa que se visita.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: