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Esse sapato biodegradável se transforma em maçã após fim da vida útil

Em uma época em que tanto se discute sobre mudanças climáticas, adotar práticas sustentáveis é uma medida essencial para preservar a vida no planeta. Esse papel primordial para a sobrevivência das espécies não deve partir apenas da sociedade comum ou de ONGs, como também de grandes empresas. E é isso que a companhia Johnny Footwear quer mostrar, adicionando em seu portfólio um produto que promete revolucionar a indústria de calçados: o tênis biodegradável.

O sapato, patenteado por Luc Houle, surge com a proposta de conscientizar sobre o uso e descarte adequado dos calçados. O planejamento por trás do item garante uma linha produtiva baseada na utilização de materiais 100% orgânicos, como algodão tratado com cera de abelha para maior resistência à água e palmilhas de cortiça com propriedades antibacterianas naturais.

(Fonte: Johnny Footwear/Reprodução)(Fonte: Johnny Footwear/Reprodução)

“A maioria das pessoas não percebe que os sapatos que usam são prejudiciais ao planeta. Eles contêm plástico que inunda nossos oceanos e aterros sanitários, e permanecem por até mil anos”, explicou Houle. “Nosso composto se parece com os sapatos esportivos tradicionais, mas eles se biodegradam em três anos, em vez dos mil tradicionais.”

Segundo o criador do produto, os tênis biodegradáveis não se desmancham com o tempo e conseguem preservar suas características originais por toda a vida útil. Após se desgastarem e serem devidamente enterrados no solo, os sapatos ativam uma semente de maçã inserida na área do arco, que se transforma em uma grande macieira depois de aproximadamente 18 meses. Estima-se que a germinação ocorra quando mais de 50% da entressola entra em estado de decomposição.

Fundação inspirada em Johnny Appleseed

(Fonte: Johnny Footwear/Reprodução)(Fonte: Johnny Footwear/Reprodução)

A empresa de Luc Houle foi criada em homenagem a Johnny Appleseed, pioneiro e herói folclórico dos Estados Unidos que plantou macieiras em todo o país. Conhecido por cuidar do meio ambiente e por espalhar a mensagem espiritualista do filósofo sueco Emanuel Swedenborg, o missionário cobriu uma área de quase 5 quilômetros quadrados com mais de 15 mil árvores, ajudando habitantes de várias cidades a desenvolverem práticas sustentáveis.

Em 2021, após o lançamento de campanha em financiamento coletivo, a Johnny Footwear arrecadou cerca de US$ 73 mil (R$ 375, em conversão direta). Seus produtos são vendidos exclusivamente sob encomenda, com cada sapato custando cerca de US$ 135 no site, algo em torno de R$ 694, em conversão direta.

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