Como encontrar água potável na natureza?

12/08/2022 às 10:002 min de leitura

Água, comida, abrigo e fogo são os pontos mais importantes de qualquer aventura ao ar livre. Mas, como um litro de água corresponde a 1 quilograma da mesma substância, pode ser mais interessante encontrar uma fonte de água potável na natureza para evitar carregar peso adicional.

Por outro lado, até mesmo os aventureiros mais experientes podem se ver ante situações não planejadas sem água boa para beber. E a grande questão é: como saber se a água é potável?

Não confie exclusivamente na sua visão

Muitos patógenos perigosos para a saúde humana encontrados na água são invisíveis a olho nu. Por isso, não importa o quão clara seja a aparência de uma fonte de água, existe a possibilidade de ela conter bactérias maléficas para a saúde. 

Ainda assim, a água corrente será mais segura que a água parada. Mas para ter mais segurança, aposte nas observações dos próximos tópicos:

1. Confira os arredores

(Fonte: Gettyimages)(Fonte: Gettyimages)

Mesmo que a análise visual não seja completamente efetiva, ela é muito útil. Você pode procurar por sinais de contaminantes nas proximidades. Fezes de animais e os próprios bichos mortos apodrecem e vazam bactérias na água. Sendo assim, vale a pena observar esses aspectos iniciais da região.

2. Fluxo rápido é bom

(Fonte: Gettyimages)(Fonte: Gettyimages)

Como você já deve ter observado pelo que tratamos até aqui, caso não exista nenhuma evidência óbvia sobre a qualidade da água, a melhor regra a ser considerada é que fluxos mais rápidos são melhores que fluxos mais lentos ou estagnados. Se você estiver em uma região mais baixa, subir o rio pode lhe dar uma água mais limpa de impurezas.

3. Evite fontes próximas de áreas urbanas ou abandonadas

(Fonte: Gettyimages)(Fonte: Gettyimages)

Se a fonte de água passar por áreas construídas e até mesmo estradas, é bem possível que tenha apanhando vários contaminantes. A mesma coisa é válida para quando a água passa por complexos industriais ou fábricas. Aqui podemos estar falando de uma situação de vida ou morte, pois até mesmo ferver essa água pode não ser capaz de deixá-la potável para o consumo.

4. Simplesmente, cave

(Fonte: Gettyimages)(Fonte: Gettyimages)

Se você tiver meios para filtrar a água, cavar pode ser uma solução viável e infalível para matar a sede. Você pode buscar por uma área com muita vegetação ou pantanosa para cavar um buraco.

Rapidamente, esse buraco estará cheio de uma água lamacenta, mas uma vez filtrada pode se tornar potável. Mas lembre-se que filtros básicos, como o uso de areia ou tecidos, removem apenas detritos, não contaminantes e parasitas. Então, considere todas as dicas acima.

5. Procure sinais de animais

(Fonte: Gettyimages)(Fonte: Gettyimages)

Apesar do que falamos no tópico anterior, os animais ainda podem ajudar você a encontrar água potável na natureza. Trilhas desgastadas ou várias pegadas na lama ao redor de um riacho são alguns bons sinais de que é um local popular entre a vida selvagem para tomar água.

Se for um corpo maior de água, como um rio ou um lago, a presença de animais aquáticos pode ser um bom indicador que a qualidade da água está ok. Por outro lado, lagos e rios escuros e com espuma na superfície ou cheiros suspeitos, e sem vida animal, devem ser evitados a todo custo.

6. Kit de teste

(Fonte: Gettyimages)(Fonte: Gettyimages)

Uma solução simples e prática para não correr riscos com a água na natureza são os kits de teste de água. Esses itens consistem em pequenas tiras de papel que, assim que molhadas, apresentam uma coloração específica que o ajudará a identificar bactérias. Obviamente que eles não “pegam” tudo o que pode te fazer mal.

Na realidade, não existe uma solução 100% eficaz para encontrar água potável na natureza, exceto se você levar um laboratório de análises completo. Mas na hora da necessidade, saber como ter acesso a uma água de melhor qualidade pode salvar sua vida!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: