Seja o primeiro a compartilhar

5 bizarrices que os norte-americanos acreditam, segundo pesquisas

Os Estados Unidos se intitulam como "a terra da liberdade". Pode até ser que haja alguma verdade nisso, mas não entraremos no mérito, pois nosso interesse é tratar as curiosas e excêntricas crenças que o povo norte-americano possui. Sim, a partir de um levantamento de diferentes pesquisas, foi possível encontrar casos surreais de coisas que eles acreditam.

Desde o Pé Grande até a certeza concreta de que o homem nunca chegou à Lua, um grupo considerável de norte-americanos carrega consigo crenças bizarras. E, como mostram os estudiosos envolvidos com as pesquisas, algumas delas utilizam fatos concretos, porém distorcidos, para justificá-las. Confira nossa lista (e se descubra uma pessoa normal).

1. Leite achocolatado é proveniente de vacas marrons

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Um estudo conduzido pelo Innovation Center of US Dairy, divulgado em 2017, mostrou uma situação que acabou por virar meme: aproximadamente 7% dos norte-americanos acredita que o leite achocolatado é oriundo de vacas marrons.

Em números concretos, isso representaria 16 milhões de pessoas, aproximadamente o dobro da população da cidade de Nova York, a maior do país. O que virou um meme ligou um alerta sobre a sociedade norte-americana: em torno de 20% deles não tem noção alguma sobre o básico do universo agrícola.

2. Deus define o vencedor do Super Bowl

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A relação das pessoas em todo o mundo com a fé é bastante conhecida. Não por acaso, muitos atletas de futebol celebram seus gols com gestos de suas religiões. Mas nos Estados Unidos, o caso foi além.

Uma pesquisa feita com espectadores antes da grande final do futebol norte-americano mostrou que uma porcentagem considerável de norte-americanos acredita que Deus define quem vencerá a partida, 19% para ser mais preciso.

O número é alto, e conta ainda com outros 25% que consideram que a derrota de seu time seria causada por uma maldição, e outros 26% que oram pedindo a bênção divina.

3. Os EUA são governados por homens-lagarto

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O tema é sério, então não está permitido rir ao ler que 12 milhões de norte-americanos acreditam que um povo híbrido entre humanos e lagartos secretamente governa os Estados Unidos. Estudos conduzidos apontam que cerca de 4% dos cidadãos acreditam nesta teoria.

Os reptilianos seriam um povo que chegaram há milênios e, sorrateiramente, se infiltraram na sociedade, com o objetivo de tomar o poder. Se as estimativas estiverem certas, os homens-lagarto existiriam em maior quantidade do que muitas religiões oficiais, como judeus e mórmons.

4. HTML é o nome de uma IST

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Infelizmente, as infecções sexualmente transmissíveis crescem a passos largos. Porém, para sorte de todos, HTML é uma linguagem de programação e não uma IST, como acreditam 11% dos norte-americanos maiores de 18 anos.

A pesquisa foi conduzida com indivíduos pouco familiarizados com tecnologia, e mostrou que grandes quantidades de pessoas acreditam em absurdos.

Por exemplo, que o Blu-Ray seja uma criatura marinha (18%), ou que o USB é a sigla de um país na Europa Oriental (12%). Isso que nem falamos que a pesquisa identificou que alguns norte-americanos acreditam que MP3 é o nome de um robô de Star Wars.

5. Aquecimento é uma ameaça real – para os outros

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Apesar do negacionismo climático ser uma (triste) realidade, uma pesquisa mostrou que 58% dos norte-americanos acreditam que o aquecimento global é real, e que seja causado pela ação humana.

Todavia, o dado aterrorizante saído do mesmo estudo é que 40% dos indivíduos entrevistados acreditam que o aquecimento global não os prejudicará, ainda que possa ser danoso para toda a humanidade.

Seria como acreditar que um avião explodisse e seu assento fosse preservado, sobrevivendo à explosão. O perigo desses dados reflete na percepção local sobre as medidas de mitigação do aquecimento global tomadas pelo governo, como redução do uso de combustíveis fósseis, por exemplo.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.