Ciência
10/03/2023 às 08:00•2 min de leitura
O brasileiro adora um sushi. Tanto é que restaurantes especializados nos famosos pratos japoneses se tornaram muito populares em nosso país nos últimos anos. No seu país de origem, por outro lado, estabelecimentos deste tipo estão passando por maus bocados.
E tudo isso devido a uma "brincadeira" que vem ganhando popularidade na internet. Na tendência que vem dando dor de cabeça aos donos de restaurantes no Japão, referida na mídia como o "terrorismo do sushi," jovens estão publicando vídeos nos quais aparecem lambendo e até mesmo cuspindo na comida que será consumida por outros clientes.
De acordo com a agência de notícias Kyodo News, a polícia japonesa já prendeu ao menos três pessoas por crimes relacionados à contaminação da comida alheia. Os três jovens detidos seriam todos membros de um mesmo grupo que vinham publicando vídeos da "trend" nas redes sociais.
Restaurantes de sushi estão sendo prejudicados por "trend" anti-higiênica popularizada nas redes sociais
Entre os jovens presos recentemente está um jovem de 21 anos que teria publicado na internet um vídeo no qual bebia molho de soja direto da garrafa disponibilizada para uso dos clientes em geral e um restaurante da rede Kura Sushi, na região de Nagoya. O caso teria ocorrido no mês passado. Os outros dois detidos dos quais se tem informações são um rapaz de 19 anos e uma moça de 15, ambos presos por terem supostamente auxiliado na gravação.
Diversos outros atos de "terrorismo do sushi" vêm acontecendo em todo o país, com pessoas postando vídeos nos quais lambem e até cospem na comida e utensílios que serão posteriormente consumidos ou utilizados por outros clientes desavisados. Eles vêm se aproveitando das populares esteiras de serviço, contaminando os produtos antes que cheguem aos seus devidos consumidores — que agora estão evitando frequentar estes restaurantes.
A polícia vem levando a situação a sério e tratando os casos como crimes de "comportamento anti-higiênico e perturbador," com relatos ocorrendo em todo o país e causando um grande prejuízo para a indústria multibilionária do sushi.
Restaurantes estão voltando a entregar os pedidos lacrados e direto na mesa do cliente, evitando o uso das esteiras
Uma das formas mais populares de distribuição de comida nos restaurantes em terras nipônicas é a esteira, que passa em frente a diversos consumidores até chegar ao seu destino. Aqui no Brasil até existem alguns estabelecimentos adeptos deste tipo de serviço, mas, na maioria dos casos, os pedidos ainda são feitos e individualmente aos garçons e entregues diretamente aos clientes.
Com o "terrorismo do sushi" impactando negativamente seus negócios, os restaurantes lá na Terra do Sol Nascente já estão voltando a tratar os pedidos de maneira similar, deixando de lado as práticas esteiras. Clientes fazem suas solicitações a um funcionário ou diretamente em um display localizado em cada mesa e, após preparado, o pedido é entregue diretamente ao consumidor devidamente lacrado, evitando assim a contaminação por terceiros.