9 atores que lutaram na Segunda Guerra Mundial

21/05/2023 às 10:003 min de leitura

Alguns atores não só interpretaram personagens marcantes em filmes e séries de guerra, como também tiveram experiências militares em sua carreira.

Um punhado de artistas premiados e reconhecidos mundialmente participaram da Segunda Guerra Mundial, o que pode ter ajuda para imprimir ainda mais realismo às histórias.

1. Charles Bronson

(Fonte: GettyImages/Reprodução)(Fonte: Michael Montfort/Michael Ochs Archives/Getty Images)

Antes de ficar famoso pela série Desejo de Matar, Charles Bronson participou de dezenas de missões no 61º Esquadrão de Bombardeio dos Estados Unidos, tendo recebido a medalha Purple Heart por seus esforços em combate. 

O veterano da aeronáutica estreou no cinema interpretando um marinheiro em um vídeo militar You´re in the Navy (em português, Você Está na Marinha).

2. Desmond Llewelyn

(Fonte: GettyImages/Reprodução)(Fonte: MGM/Getty Images)

Desmond Llewelyn, conhecido pelos fãs de James Bond como o icônico Q, interpretou o papel por quase 40 anos em 17 filmes da franquia, aparecendo mais do que qualquer outro ator. 

Logo quando estreou na comédia Ask a Policeman (1939), foi convocado para lutar na frança no navio inglês Royal Welsh Fisiliers e acabou virando prisioneiro de guerra.

3. Don Adams

(Fonte: GettyImages/Reprodução)(Fonte: Warner Brothers/Getty Images)

Don Adams teve 50 anos de carreira na televisão, sendo lembrado pela interpretação do agente secreto trapalhão Maxwell Smart na sitcom Agente 86.

Antes disso, ele se juntou aos fuzileiros navais dos EUA e foi lutar na Samoa, onde foi baleado por um atirador japonês. Quando voltou para casa, se tornou um instrutor da Marinha.

4. Mel Brooks

Castle Rock/Getty Images(Fonte: Castle Rock/Getty Images)

Mel Brooks entrou no Programa de Reserva de Treinamento Especializado do Exército e estudou engenharia no Instituto Militar da Virgínia. Embora a sua maior contribuição tenha sido como engenheiro, também entrou em combate em várias ocasiões.

Ao fim da Segunda Guerra, mergulhou na carreira artística, onde conseguiu diversos prêmios, inclusive um Oscar.

5. Henry Fonda

(Fonte: GettyImages/Reprodução)(Fonte: Keystone/Getty Images)

Henry Fonda começou a carreira em Hollywood em 1935, e é até hoje reconhecido por diversos sucessos.

No início da carreira, Fonda fez muitos filmes de guerra, mas com o início da Segunda Guerra Mundial, ele acabou se alistando de verdade para a Marinha, em 1942. Henry Fonda serviu como Tenente Júnior em Inteligência de Combate Aéreo e até travou batalhas no Oceano Pacífico.

6. James Stewart

(Fonte: GettyImages/Reprodução)(Fonte: Getty Images)

James Stewart já era famoso em Hollywood quando se juntou a Fonda para fazer campanhas de alistamento. Ele também decidiu se alistar no meio da Segunda Guerra Mundial.

Como já tinha experiência como piloto comercial, a escolha natural foi a Aeronáutica, onde alcançou o posto de Brigadeiro-General na aposentadoria.

7. David Niven

(Fonte: GettyImages/Reprodução)(Fonte: National Press Features/Archive Photos/Getty Images)

David Niven perdeu seu pai durante a Primeira Guerra Mundial e logo entrou para a carreira militar.

Antes de começar a Segunda Guerra e voltar pro exército inglês, se mudou para Hollywood e iniciou sua premiada carreira, que lhe rendeu um Oscar, sendo o ator com menor tempo de atuação a ter ganhado a categoria principal. No dia D, foi comandante de sua unidade na Batalha da Normandia.

8. James Doohan

(Fonte: GettyImages/Reprodução)(Fonte: Hulton Archive/Getty Images)

Outro ator que lutou no Dia D foi James Doohan, mais conhecido como o Scotty da série original de Star Trek. O artista se alistou na Artilharia Real do Canadá no primeiro ano da Segunda Guerra Mundial.

Doohan escapou ileso da Batalha da Normandia, mas acabou sendo confundido com o inimigo e levou sete tiros de um sentinela de seu exército.

9. Lenny Bruce

(Fonte: GettyImages/Reprodução)(Fonte: Michael Ochs Archive/Getty Images)

Lenny Bruce se alistou na Marinha dos EUA e com 16 anos foi enviado para lutar no norte da África e da Itália como marinheiro no USS Brooklyn. Em 1945, fingiu ser gay para ser dispensado, o que serviu de inspiração mais tarde para a personagem travesti Cabo Klinger no programa TV M*A*S*H.

Em sua carreira, o ator tinha um enorme talento para a comédia e inaugurou a era da contracultura, participando até de leis contra a obscenidade.

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: