Dogen City: Japão anuncia projeto de cidade flutuante autossustentável

07/07/2023 às 10:003 min de leitura

Com o planeta sofrendo cada vez mais os efeitos das mudanças climáticas, uma instituição japonesa anunciou um projeto que, no papel, seria uma forma de escapar de tais problemas. Batizada como Dogen City, a iniciativa trata-se de uma cidade flutuante e autossustentável, que ofereceria proteção a diferentes impactos do aquecimento global.

O projeto foi criado pela N-Ark, uma empresa fundada no Japão em 2021 para criar fazendas flutuantes capazes de escapar dos efeitos da crise climática. No fim, parece que a empresa optou por dar passos maiores, deixando de lado o foco rural para investir no cenário urbano saudável e sustentável.

Dogen City, a cidade flutuante capaz de suportar tsunamis

Visando encarar de forma criativa os problemas relacionados às mudanças climáticas, como por exemplo a elevação do nível do mar, a N-Ark projetou a cidade flutuante para ser segura, saudável e autossuficiente. No papel, ela poderá até mesmo enfrentar os temidos tsunamis, além de ser capaz de gerar energia, comida e água suficiente para suprir as necessidades diárias de até 40 mil pessoas.

Projeto prevê Dogen City como uma cidade flutuante, segura, saudável e autossustentávelProjeto prevê Dogen City como uma cidade flutuante, segura, saudável e autossustentável

Ao longo de seus 4 km de circunferência, Dogen City deve ter diversos tipos de instalações diferentes, como hospitais, mercados, restaurantes, hotéis e até mesmo, pasme, foguetes espaciais. Suportando até 10 mil habitantes em tempo integral e mais 30 mil turistas, a ideia é que a cidade seja capaz de se manter acima do nível do mar e ser totalmente independente de territórios externos para se manter funcional.

Falando ao My Modern Met, o professor Yuichi Tei, da Universidade de Tóquio, afirmou pensar que "seria ótimo se pudéssemos criar um lugar onde as pessoas podem naturalmente melhorar sua saúde vivendo em uma cidade projeta desde o início para ter vantagens na prevenção de doenças." Membro do conselho de consultores do consórcio New Ocean da N-Ark, que tem a meta de tirar o projeto do papel, Tei conta que para alcançar tal objetivo seria "desejável construir uma cidade do zero, uma cidade flutuante."

Complexo projeto quer criar cidade capaz de superar os problemas causados pelas mudanças climáticasComplexo projeto quer criar cidade capaz de superar os problemas causados pelas mudanças climáticas

Além de toda a estrutura para suprir as necessidades dos 10 mil moradores fixos, a ideia é que Dogen também tenha áreas destinadas aos turistas, como clínicas, fontes termais de água salgada e culinária produzida com ingredientes locais. Para conseguir este último item, o New Ocean vem estudando a utilização de aquaponia regenerativa e circulação de recursos. Além disso, o consórcio também vem trabalhando em uma tecnologia capaz de extrair nutrientes da água do mar para criar solo capaz de suportar o cultivo em massa.

Projeto ambicioso

A altíssima ambição do projeto já é clara desde o primeiro instante, mas é interessante observar com atenção alguns detalhes. Dogen City deve contar com três partições essenciais para seu funcionamento.

Primeiramente o anel habitável, que deve servir como habitação para os cidadãos e proteger a cidade de influências externas. Em segundo lugar, o projeto prevê a criação de um centro de dados subaquático que dará suporte ao sistema de saúde local, incluindo a pesquisa de novos medicamentos. Por fim vêm as estruturas flutuantes, que poderão ser movidas e reconfiguradas de acordo com necessidades e demandas.

Anel que dá forma à cidade deve servir não apenas como centro habitacional, mas também, em teoria, proteger Dogen City de influências externas como tsunamisAnel que dá forma à cidade deve servir não apenas como centro habitacional, mas também, em teoria, proteger Dogen City de influências externas como tsunamis

Mas ainda há outros pontos a se observar. Por exemplo, segundo os cálculos da N-Ark, anualmente seriam consumidos em média 2 milhões de litros de água potável e produzidos cerca de 7 toneladas de comida, visando suprir as necessidades da cidade. Além disso, a expectativa é que Dogen seja capaz de produzir aproximadamente 22,3 milhões kW de energia elétrica para abastecer suas instalações, provavelmente utilizando painéis solares, como indicam as ilustrações liberadas para a imprensa.

Outro item importante a se abordar é em relação ao despejo de resíduos: as estimativas do consórcio é de que sejam produzidos cerca de 3,2 toneladas de lixo por ano. Sem contar a tal estação de lançamento e pouso de foguetes que, nas palavras da N-Ark, será uma "nova forma de indústria de turismo ligando o espaço, o mar e a terra." Até agora, poucos detalhes sobre como eles planejam lidar com tudo isso foram liberados, já que o projeto ainda está em estágios iniciais de planejamento.

Estruturas flutuantes de Dogen City podem ser movidas livremente e rearranjadas para atender diferentes necessidades e demandas da cidadeEstruturas flutuantes de Dogen City podem ser movidas livremente e rearranjadas para atender diferentes necessidades e demandas da cidade

Justamente por ser um conceito recente e cujas ideias e ambições ainda estão em processo de planejamento e estudo, muitas informações ainda são bastante rasas. Por exemplo, ainda não se sabe exatamente como a cidade será capaz de suportar mudanças climáticas severas e até as temidas tsunamis, como aponta o consórcio como sendo alguns dos principais pontos do projeto.

Também não foi especificado quanto será gasto para tirar a ideia do papel, mas imaginamos que as cifras contenham muitos e muitos zeros à direita. Outra informação que ficou de fora do anúncio foi o local onde a N-Ark pretende montar a cidade, mas a empresa afirma que o projeto deve estar pronto até 2030.

Levando em conta a capacidade e a velocidade com as quais os japoneses lidam com arquitetura e construção, não duvidamos que Dogen City seja entregue no prazo — mas estamos curiosos para ver o desenrolar desta curiosa e fascinante empreitada.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: