Ciência
16/07/2023 às 13:00•2 min de leitura
A história do McDonald's, como todo mundo sabe, é repleta de boas decisões que fizeram a franquia se tornar o restaurante fast food mais popular do mundo. Mas saiba que também há fracassos no meio do caminho. E um deles envolve a ideia de expandir suas operações para trens, aviões, barcos e até discos voadores!
Em 1993, o McDonald's planejava fazer uma parceria com a linha ferroviária alemã Deutsche Bundesbahn para abrir mini restaurantes em vagões na Alemanha. Os restaurantes foram instalados sobre rodas e cozinhas completas foram equipadas – com alguns adicionais no cardápio, como linguiças vienenses, para atrair os consumidores locais. Mas as coisas não ocorreram conforme o esperado.
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(Fonte: Bruce Phillips/Mario Stefani/RRPicturesArchives.net/Reprodução)
A ideia de negócio surgiu em um momento que o McDonald's enfrentava alguns contratempos, inclusive perdas de consumidores para rivais, como Burger King e Wendy's. A empresa ia mal nos Estados Unidos, mas estava crescendo cada vez mais no exterior, ultrapassando a popularidade da Coca-Cola.
Neste contexto, o McDonald's entendeu que deveria lucrar com esse mercado, e o McTrain surgiu como uma ideia viável para vender mais hambúrgueres. O modelo do novo ramo de negócio seguia a linha férrea Hamburg-Berchtesgarden, que atravessava toda a Alemanha. Como os alemães já tinham o hábito de consumir refeições requintadas nas viagens de trens, uma opção mais barata poderia cair bem.
Na teoria, tudo parecia ótimo. Mas, na prática, a operação se tornou um pesadelo. Para começar, estava ocorrendo uma diminuição de viagens de trem – as pessoas estavam optando por voar. Os vagões-restaurante também consumiam muita energia, trazendo dificuldade na conservação do sorvete. E conseguir completar o inventário de itens era bem complicado, uma vez que o restaurante estava em movimento.
O que ocorreu então é que os trens do McDonald's não trouxeram os resultados esperados – ou seja, não geraram os lucros que a gigante de fast food esperava.
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McBarge. (Fonte: SimplyTrey/Imgur/Reprodução)
Mesmo assim, o McDonald's não decidiu de inovar os negócios no exterior. Em 1996, a transportadora aérea suíça Crossair juntou-se à empresa de turismo Hotelplan e criou o McPlane. Era um voo que ia da Suíça para a Grécia, e era inteiramente decorado com a estética do McDonald's.
Tudo remetia à marca: os arcos dourados envoltos na cor vermelha de ketchup, e os assentos de couro vermelho tinham o logotipo do McDonald's. Além disso, os passageiros podiam pedir no voo hambúrgueres, milkshakes e nuggets (as batatas fritas não estavam disponíveis por motivos de segurança).
A inovação da empresa também chegou em outro lugar: nos rios! Em 1980, ela criou o McBarge, um restaurante em forma de barco que navegava nas margens do Mississipi oferecendo refeições. Ele foi desativado sem muito alarde em 2000.
McUFO. (Fonte: Paranoid from suffolk/Flickr/Reprodução)
Em 1986, a marca também criou um restaurante flutuante durante a Exposição Mundial ocorrida em Vancouver, no Canadá. Quando a feira acabou, havia a ideia de transformá-lo em uma espécie de museu ambulante. Contudo, os custos eram muito altos e o McDonald's acabou simplesmente abandonando seu barco, que continuou boiando por lá e sendo depredado pelos transeuntes, gerando uma paisagem triste.
E, acredite: o McDonald's foi ainda mais ousado e criou um McUFO, um restaurante em formato de disco voador. Ele tinha uma proposta futurista, com pedidos feitos por telas e interiores escuros. Infelizmente, a unidade acabou fechando em 2000 porque não dava lucros.