
Estilo de vida
16/07/2023 às 13:00•2 min de leitura
A história do McDonald's, como todo mundo sabe, é repleta de boas decisões que fizeram a franquia se tornar o restaurante fast food mais popular do mundo. Mas saiba que também há fracassos no meio do caminho. E um deles envolve a ideia de expandir suas operações para trens, aviões, barcos e até discos voadores!
Em 1993, o McDonald's planejava fazer uma parceria com a linha ferroviária alemã Deutsche Bundesbahn para abrir mini restaurantes em vagões na Alemanha. Os restaurantes foram instalados sobre rodas e cozinhas completas foram equipadas – com alguns adicionais no cardápio, como linguiças vienenses, para atrair os consumidores locais. Mas as coisas não ocorreram conforme o esperado.
Leia também: 6 produtos do McDonald's pelo mundo que você não sabia que existem
(Fonte: Bruce Phillips/Mario Stefani/RRPicturesArchives.net/Reprodução)
A ideia de negócio surgiu em um momento que o McDonald's enfrentava alguns contratempos, inclusive perdas de consumidores para rivais, como Burger King e Wendy's. A empresa ia mal nos Estados Unidos, mas estava crescendo cada vez mais no exterior, ultrapassando a popularidade da Coca-Cola.
Neste contexto, o McDonald's entendeu que deveria lucrar com esse mercado, e o McTrain surgiu como uma ideia viável para vender mais hambúrgueres. O modelo do novo ramo de negócio seguia a linha férrea Hamburg-Berchtesgarden, que atravessava toda a Alemanha. Como os alemães já tinham o hábito de consumir refeições requintadas nas viagens de trens, uma opção mais barata poderia cair bem.
Na teoria, tudo parecia ótimo. Mas, na prática, a operação se tornou um pesadelo. Para começar, estava ocorrendo uma diminuição de viagens de trem – as pessoas estavam optando por voar. Os vagões-restaurante também consumiam muita energia, trazendo dificuldade na conservação do sorvete. E conseguir completar o inventário de itens era bem complicado, uma vez que o restaurante estava em movimento.
O que ocorreu então é que os trens do McDonald's não trouxeram os resultados esperados – ou seja, não geraram os lucros que a gigante de fast food esperava.
Leia também: Por que agora o McDonald's está sério e chato?
McBarge. (Fonte: SimplyTrey/Imgur/Reprodução)
Mesmo assim, o McDonald's não decidiu de inovar os negócios no exterior. Em 1996, a transportadora aérea suíça Crossair juntou-se à empresa de turismo Hotelplan e criou o McPlane. Era um voo que ia da Suíça para a Grécia, e era inteiramente decorado com a estética do McDonald's.
Tudo remetia à marca: os arcos dourados envoltos na cor vermelha de ketchup, e os assentos de couro vermelho tinham o logotipo do McDonald's. Além disso, os passageiros podiam pedir no voo hambúrgueres, milkshakes e nuggets (as batatas fritas não estavam disponíveis por motivos de segurança).
A inovação da empresa também chegou em outro lugar: nos rios! Em 1980, ela criou o McBarge, um restaurante em forma de barco que navegava nas margens do Mississipi oferecendo refeições. Ele foi desativado sem muito alarde em 2000.
McUFO. (Fonte: Paranoid from suffolk/Flickr/Reprodução)
Em 1986, a marca também criou um restaurante flutuante durante a Exposição Mundial ocorrida em Vancouver, no Canadá. Quando a feira acabou, havia a ideia de transformá-lo em uma espécie de museu ambulante. Contudo, os custos eram muito altos e o McDonald's acabou simplesmente abandonando seu barco, que continuou boiando por lá e sendo depredado pelos transeuntes, gerando uma paisagem triste.
E, acredite: o McDonald's foi ainda mais ousado e criou um McUFO, um restaurante em formato de disco voador. Ele tinha uma proposta futurista, com pedidos feitos por telas e interiores escuros. Infelizmente, a unidade acabou fechando em 2000 porque não dava lucros.
Famoso teórico de sistemas desenvolve nova teoria da mudança de fase planetária e prevê ponto de virada histórico para a humanidade.
Ninguém sabe ao certo o que explica esse aumento da infelicidade entre os jovens adultos.
Sob a beleza gelada, perigos ocultos como fendas e rios subterrâneos podem surpreender os aventureiros desavisados.
Estudo buscou entender em que aspectos homens e mulheres se sentem injustiçados em relação ao sexo oposto.
Condenações injustas já estragaram a vida de muitas vítimas e de seus familiares.
Chega de dar a volta no posto quando o tanque não está onde você imaginava. Vamos te ensinar um truque simples para evitar essa saia justa!
Estudo feito na Califórnia avaliou os efeitos do repasse de uma renda básica para 695 famílias.
Às vezes, a vida parece nos pregar peças, e um simples atraso pode ser o que separa a sorte do destino trágico.
Especulação imobiliária e captura do mercado por grandes investidores despertou um vício nas pessoas em procurar por casas online sem a intenção de compra.