Ciência
01/08/2023 às 11:23•2 min de leitura
Curte esportes, mas está meio cansado de praticar sempre as mesmas coisas? Talvez esteja faltando um pouco de criatividade aí. Para melhorar a sua vida, conheça neste texto 5 atividades bem bizarras que são práticas esportivas que você pode colocar na sua rotina — claro, se achar alguém que tope acompanhá-lo na empreitada.
Os britânicos inventaram um esporte que, aos nossos olhos, certamente é bem engraçado: um tipo de luta livre que quem se enfrenta são os dedos dos pés. As regras são bem simples: os dois oponentes sentam no chão e colocam os dedos para se enfrentar. O primeiro que conseguir imobilizar o pé do outro por três segundos vence a luta.
Por incrível que pareça, esse esporte tem muitos seguidores no Reino Unido. Lá, inclusive, há campeonatos mundiais em que competidores disputam o título de grande campeão. Parte da popularidade da luta de pé é que qualquer um pode participar, independente da idade e do preparo físico. Além disso, a prática não demanda de grande estrutura, como equipamentos.
O Fireball Soccer é um esporte antigo, surgido na Indonésia, que parece muito com o futebol. A principal diferença: no Fireball Soccer, a bola está pegando fogo.
Na verdade, não é uma bola tradicional, mas sim um coco ensopado em querosene e incendiado. Segundo os esportistas, a partida se torna mais emocionante e mesmo mais bonita por conta dos efeitos visuais trazidos pela chama.
Obviamente, quem quiser praticá-lo precisa usar equipamentos e manter protocolos rígidos de segurança contra incêndios, para que ninguém se machuque. Mas os adeptos costumam dizer que é realmente muito emocionante.
E que tal praticar o adestramento de cavalo de pau? Pode parecer inacreditável, mas isso é um esporte na Finlândia. Ele envolve o uso de um cavalo de brinquedo para realizar movimentos de adestramento.
Os especialistas dizem que esta é uma atividade que promove melhoras no equilíbrio, na coordenação e nas habilidades gerais de equitação. Também é uma forma de aprender práticas de adestramento sem utilizar um cavalo real.
O esporte está se tornando cada vez mais popular, com eventos nacionais em que os competidores são julgados por suas habilidades em movimentos tradicionais da equitação. Estes encontros também costumam ser descontraídos, para que todo mundo possa se divertir.
Na Rússia, pratica-se o esporte do tapa na cara. Ele envolve dois oponentes que se desafiam por revezamento, dando fortes tapas no rosto do outro.
Sim, é bem bizarro. Mas muita gente acha fascinante: trata-se de um esporte que demanda de extrema resiliência física e mental. Além da força do braço, é preciso pensar estrategicamente e, claro, ser resistente.
É uma prática que tem chamado cada vez mais atenção à medida que os vídeos viralizam na internet. Mas, como todo esporte extremo, o tapa na cara também requisita de cuidados com a segurança dos participantes.
De todos os esportes mostrados aqui, o zorbing parece ser o mais divertido. Ele envolve rolar de uma colina dentro de uma bola inflável gigante. Trata-se de uma bola de plástico transparente, proporcionando que o participante tenha uma bela visão enquanto gira.
Há algumas variações do zorbing, como o futebol zorb, a hidro zorb (que acrescenta água às rolagens) e o snow zorb (praticado em montanhas cobertas de neve). Fora essas situações especiais, como o futebol, a principal diversão é rolar o corpo. Pode ser meio enjoativo, mas também parece bem legal.