Dominando os elementos: aprenda a usar gelo para fazer fogo [vídeo]

Dominando os elementos: aprenda a usar gelo para fazer fogo [vídeo]

A engenhosidade dos seres humanos certamente é algo sem limites. Com ferramentas simples e força de vontade, somos capazes de executar todo tipo de tarefa. Você duvida? Então assista o vídeo abaixo e veja um homem criando fogo a partir de um bloco de gelo maciço, usando apenas ferramentas simples, o calor das suas mãos e luz solar.

Para começar, basta arranjar um grande bloco de gelo maciço que seja translúcido, isto é, a água solidificada não pode ser opaca ou excessivamente rachada. Após obter um bloco apropriado, é preciso esculpi-lo para que ele adquira o formato de um disco com aproximadamente sete centímetros de espessura, tomando cuidado para não quebrá-lo ou deixar com que ele rache.

Por fim, é preciso usar o calor das próprias mãos e esfregá-las no gelo até que ele se torne completamente liso. Nesse momento, é importante notar que você deve deixar o bloco o mais reto possível de um dos lados, mas fazer com que ele adquira um formato curvo do outro, transformando-o em uma espécie de grande lente de aumento.

Que haja fogo

Com sua lente gélida em mãos, basta colocá-la apoiada em algum lugar, com o lado arredondado virado para o sol. Basta então reunir gravetos e folhas secas no ponto em que o feixe de luz se concentrar para que você rapidamente tenha uma fogueira acesa. Vale ressaltar, é claro, que o método não funciona em dias nublados.

A dúvida que não quer calar, no entanto, é onde uma pessoa comum poderia encontrar um bloco de gelo desse tamanho dando sopa no Brasil. 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.