Artes/cultura
14/09/2015 às 06:55•2 min de leitura
Você já deve ter visto algumas ilustrações incríveis que mostram mulheres voluptuosas em seus vestidos fazendo poses sensuais em cenários repletos de objetos de época. São as famosas “pin-ups”. Essas imagens ficaram muito populares, principalmente entre os soldados que estavam na Segunda Guerra Mundial. Eles as recortavam de jornais e revistas e penduravam nas paredes, daí o nome “pin-up”, que em inglês significa “pregar”.
Elas ficaram tão populares que viraram destaque até em aviões.
Mas, você sabia que as ilustrações são baseadas em fotografias de mulheres reais? Lá no século 19, o burlesco, tipo de apresentação teatral baseada em paródias e que muitas vezes envolvia strip-tease, estava em alta. Para promover suas atuações, as dançarinas começaram a fazer cartões com suas fotografias. As imagens das mais atraentes eram pregadas em diversos espaços nos teatros, atraindo mais admiração.
Até nas embalagens de cigarros elas apareciam.
Esses cartões tornaram-se extremamente populares, chegando a diversos lugares do mundo. Assim, várias mulheres posaram para fotógrafos, tornando-se “pin-ups”. Algumas alcançaram a fama, como é o caso de Marilyn Monroe e Betty Garble.
Marilyn Monroe (à esquerda) e Betty Garble (à direita).
Conheça algumas das modelos que foram eternizadas como “mulheres ideais”.