
Ciência
21/12/2011 às 09:48•4 min de leitura
Cada novo ano traz tendências diferentes para vários setores. É assim para a moda, a tecnologia e até mesmo para a gastronomia. Restaurantes, bares e até mesmo aquele cantinho que você tem em casa para cozinhar acabam obedecendo alguns padrões que se tornaram “febre” justamente por essas ondas de previsões do que será “in” ou “out”.
Como o ano já está no fim e 2012 já está batendo às nossas portas, é hora de discutirmos algumas tendências do que está para acontecer no universo gourmet em 2012. Para que você não se perca em meio a tantas novidades, separamos as 10 previsões do que deve estourar tanto aqui quanto no exterior.
1) Limitar é chic
A princípio pode não parecer, mas criar exclusividade nos seus produtos pode ser uma boa estratégia para o restaurante. Isso já vem acontecendo nos Estados Unidos em uma famosa loja de rosquinhas de Chicago – a Doughnut Vault. Lá, eles fabricam um determinado número de donuts por dia e trabalham até que o estoque acabe.
Fonte: thedoughnutvault.tumblr.com
Por isso, cada cliente que passa por lá pode levar no máximo 6 rosquinhas. Essa política da loja faz com que os consumidores criem o hábito de aparecer por lá bem cedo para garantir a sua porção – afinal de contas ninguém sabe quanto tempo o estoque de donuts vai durar não é mesmo?
2) O verdadeiro sabor
Quem passou a vida inteira acostumado a comer alimentos industrializados começa descobrir um novo mundo de sabores até então mascarados pelos conservantes e tantos outros aditivos. Esta é uma tendência que vem ficando cada vez mais forte no mundo todo.
Mais e mais pessoas têm procurado alimentos frescos e livres de agrotóxicos para colocar nas suas receitas. Dessa forma, o verdadeiro sabor dos alimentos começa a se sobrepor ao gosto das latas e outras formas de processamento de comida nas grandes indústrias.
3) Colher e cozinhar
Muitos restaurantes estrangeiros já adotam essa tendência: o chef cozinha aquilo que planta. Novamente percebemos aqui a presença dos alimentos orgânicos. Porém, mais do que totalmente frescos, esses ingredientes costumam ser típicos da região. Isso ajuda a reforçar a produção local quando o restaurante possui uma demanda grande.
Assim, os produtores daquela região conseguem extrair produtos melhores e enviá-los direto para a mesa. Mas se a demanda for pequena, é muito interessante que o próprio chef traga para os seus clientes aquilo que ele mesmo plantou e cozinhou. O toque pessoal é algo que jamais sairá de moda.
4) Uma viagem ao Peru
Apesar de estarmos mais perto dos peruanos, quem reconheceu o potencial da gastronomia deles foram os americanos. De forma geral, a cozinha étnica tende a crescer muito a partir de 2012, como aponta uma pesquisa elaborada pelo The Food Channel em parceria com a CultureWaves, International Food Futurists e a Mintel International. Um bom motivo para isso é a forte presença da capital, Lima, como principal destino gastronômico da América Latina.
Se esta pesquisa estiver correta, prepare-se para ver muitos frutos do mar combinados com pimentas e sabores diferentes herdados dos ancestrais incas, dos imigrantes espanhóis, africanos, chineses e cantoneses, japoneses e italianos. Outro fator interessante da cozinha peruana é a quantidade de sopas. Só na região costeira existem mais de 2 mil receitas diferentes. É esperar para ver!
5) Social cooking
Você já faz mas não sabia. Calma, nós explicamos. Sabe aquela reunião com os seus amigos em torno de uma churrasqueira ou fazer com que todo mundo cozinhe algo interessante para mais tarde experimentarem? É exatamente essa a lógica do social cooking. Esta é uma tendência gastronômica, social e até mesmo arquitetônica, já que altera o planejamento de casas e apartamentos.
Essas reuniões exigem bastante espaço e aparatos especiais para que você receba bem os seus convidados. O social cooking também é uma boa “desculpa” para passar mais tempo em casa enquanto faz algo relaxante em boa companhia. Uma boa ideia para quem anda correndo demais no trabalho, não é?
6) Tudo artesanal
Cerveja artesanal, pães artesanais, sorvetes artesanais, hambúrgueres artesanais. Você já deve ter visto que confeccionar comida e bebidas à mão está se tornando um fator de luxo em muitas ocasiões. Como já discutimos, o toque pessoal que se dá ao produto final passará a determinar o quão interessante ele é.
Isso também denota cuidado. Quem pensa em comprar algum alimento ou bebida artesanal sabe que a outra pessoa teve muita preocupação ao fazê-lo. Portanto, você não está comprando só uma cerveja ou só provando um pão. Existe muito mais por trás disso e é essa cultura adicional dos ingredientes que o novo consumidor está procurando.
7) Arriscar o petisco?
Jamais! Outra tendência que cresce tanto lá fora quanto aqui no Brasil é a grande quantidade de pessoas que se tornam adeptas dos famosos petiscos ou entradas em vez dos pratos principais. Muitas vezes você não está pensando em comer algo muito suntuoso e petiscar parece uma excelente ideia.
Assim, você controla a quantidade de comida e acaba tornando o movimento dos “fingerfoods” ainda mais forte. Se você ainda não descobriu o que significa este termo em inglês, a tradução é muito simples: “comidas para comer com as mãos”. Esta sim é uma definição perfeita para aquele frango à passarinho ou os seus bolinhos de boteco favoritos.
8) A vez deles
Foram anos de piadinhas machistas sobre esquentar a barriga no fogão e tantas outras, não é? Pois bem, quem veste o avental e vai para a cozinha preparar o jantar são eles. Segundo uma pesquisa realizada pelo Bureau of Labor Statistics, 41% dos homens prepara as refeições em casa. Em comparação a 2003, este número dobrou.
9) Redes sociais e restaurantes
Foursquare, Instagram e até as fan pages do Facebook já se tornaram uma presença constante na vida dos restaurantes, bares e cafeterias pelo mundo todo. A ideia é muito simples: as pessoas vão até o estabelecimento e querem que seus amigos fiquem sabendo o que elas comem, com quem estão e como foi o atendimento. Estes recursos oferecem uma visibilidade tão grande que às vezes fica complicado para os gerentes conseguirem relevar as críticas nem sempre bem fundamentadas.
Ainda assim, o que se prevê para 2012 é uma “trégua” e mais concordância entre os dois lados. Dessa forma, mais estabelecimentos aceitarão a sua relevância nas redes sociais como algo muito positivo e proporcionarão uma experiência interessante.
10) Tudo misturado
Sua avó morreria de vergonha e até duvidaria da qualidade de um restaurante que servisse seus clientes em pratos que não combinam. A verdade é que a moda dos pratos misturados pode ser muito prática para os estabelecimentos que não precisam mais se preocupar se aquele lote de porcelana saiu de linha ou se o fabricante fechou as portas.
Se você gostou da ideia de ver pratos nesse estilo “descombinado”, pode repetir a tendência em casa. É só servir um prato delicioso aos seus convidados e só os mais atentos perceberão que você usou louças diferentes para arrumar a mesa. Portanto, diga não à mesmice no seu aparelho de jantar!